Até o fim desta semana, a série Lugar para visitar no RS apresenta dicas de turismo de comunicadores da RBS. A ideia é valorizar o Rio Grande do Sul e sugerir roteiros locais de diferentes tipos, em distintas regiões.
Já foram publicadas as recomendações de roteiros de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite, Jeff Botega, Paulo Germano, Leonardo Oliveira, Cristine Gallisa, Ivan Pacheco, Leandro Staudt, Kelly Costa, Gisele Loeblein, Amanda Souza e Giulia Perachi.
Nesta quinta-feira (22), a dica é do Ticiano Osório, colunista de cinema e seriados em GZH, Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV.
A dica do Tici
Ticiano é meu "vizinho de mesa" na redação integrada de GZH, mas já nos conhecemos muito antes disso — ele editou inúmeras reportagens que produzi. Hoje, além de editor, você sabe: ele é o nosso mais completo e respeitado crítico de cinema e séries. Está por dentro de tudo o que rola nas telonas (e nas telinhas), mas o que será que pensa sobre viagens e turismo?
Este compilado de dicas não poderia acabar sem a dele. E não, não espere cânions, cachoeiras, trilhas, pedaladas ou qualquer outro passeio radical. Nada disso!
— Acho lindo, mas nossa família prefere o conforto à aventura. Férias, para nós, é sinônimo de descanso, o que inclui uma agenda sem horários nem compromissos, uma cama deliciosa, um café da manhã farto, banho de piscina todos os dias, faça sol ou faça chuva, esteja quente ou frio, e deslocamentos curtos. Esse último item vale para a estrada também: quanto menos estivermos sujeitos à pressa e à imprudência de outros motoristas, melhor. Daí que, no verão, costumamos pegar um rumo diferente, fugindo para a Serra — diz ele.
Mas, afinal, que destino é este? Tici conta que, há mais de 10 anos, quando a Aurora (sua caçula) estava na barriga da Bia, com quem ele partilha a vida, e Helena (a filha mais velha) ainda dizia "pompómito" em vez de hipopótamo, a família elegeu Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Porto Alegre, como seu "porto seguro".
— Já fomos para lá umas sete ou oito vezes. E, dentro de Bento, ficamos sempre no mesmo local, repito que não somos aventureiros. É que o Dall'Onder Grande Hotel tem tudo o que a gente curte. A cama deliciosa, o café da manhã farto e uma piscina que fica aberta das 6h às 22h, é térmica, coberta e bem espaçosa, além de contar com duas estações de hidromassagem e uma correnteza para exercícios de perna. Em alguns horários dos dias de semana, tem só nós dentro d'água, já que muitos hóspedes saem para fazer programas tradicionais da cidade, como o show Epopeia Italiana, a viagem de trem na Maria Fumaça, as visitas às vinícolas do Vale dos Vinhedos e os almoços no Caminho das Pedras — destaca o jornalista.
Dali, Tici e as gurias fazem pequenos passeios, a pé ou de carro. Bem pertinho, está a Praça Achyles Mincarone, que tem ao centro a icônica Igreja São Bento, em forma de pipa, e é convidativa para caminhadas ou corridinhas. Não faltam brinquedos infantis e aparelhos de ginástica.
De carro, há um passeio muito indicado para quem tem crianças: o Parque da Ovelha, nos Caminhos de Pedra.
— Lá, com boné ou chapéu, uma garrafa de água a tiracolo e devidamente besuntados de protetor solar, vive-se a experiência de um dia na fazenda. Os pequenos podem amamentar e alimentar as ovelhas, observar o pastoreio, em que cães border collie dão um show à parte, e aprender sobre a tosquia e o casqueamento. Há ainda observação do voo de aves de rapina, como gavião, falcão e coruja, que pousam na tua mão (desde que com a luva apropriada). O momento de que a Bia e eu mais gostávamos é a degustação de queijos e doce de leite — recorda ele.
Por falar nisso, Tici recomenda: basta atravessar a Rua Herny Hugo Dreyer para comer os sanduíches e as tortas do Primazia Restaurante e Café Planalto. Ao lado, para uma noite especial, está a pizzaria Sapore di Fiorenza, com um rodízio "muito gostoso e garçons carismáticos". É bom chegar cedo, porque a casa enche rapidinho.
Se bater saudade de hábitos da Capital, o shopping L'America fica a cinco minutos de carro. O cinema (é claro que o Tici não deixaria isso de fora!) exibe filmes de apelo popular — nesta última semana, estavam em cartaz Madame Teia, Nosso Lar 2 e Todos Menos Você, por exemplo. Já a livraria Paparazzi, ali mesmo, é definida pelo comunicador como "uma perdição, com um ótimo e variado acervo, inclusive de quadrinhos" — aliás, sabia que Ticiano é autor do livro O Morcego e a Luz: 80 Anos de Batman no Cinema?
Neste roteiro, a sugestão para fechar a noite é — aí sim! — uma pequena aventura: correr para aproveitar os últimos minutos de funcionamento da piscina do hotel, sob luzes que alternavam as cores.
— Depois, é se jogar na cama, pegar um livro ou cair no sono, quase sem hora para acordar. Só não dá para perder o café da manhã! — brinca o colunista.
Sobre Bento Gonçalves
Bento Gonçalves tem uma série de locais interessantes para visitar, tanto para turistas quanto para moradores.
Boa parte do roteiro sugerido pelo Ticiano fica próximo ao Dall'Onder Grande Hotel, no bairro Planalto. Em cerca de um quilômetro de caminhada é possível passar pela Praça Achyles Mincarone, com a Igreja São Bento, e pelos restaurantes indicados: Primazia, Café Planalto e pizzaria Sapore di Fiorenza.
O Parque da Ovelha fica um pouco mais afastado da rota, no Distrito de São Pedro (Rodovia Linha Palmeiro, 400). O estabelecimento funciona todos os dias da semana, das 9h15min às 17h, com entrada permitida até as 16h. Os ingressos podem ser adquiridos direto na bilheteria do parque ou pelo site oficial.
Estando em Bento, também vale ir às famosas vinícolas da Serra Gaúcha. A dica da Amanda Souza é uma boa pedida!
* Produção: Maria Clara Centeno