Ao longo do mês de janeiro, apresento a você uma nova série, que tem como objetivo destacar os atrativos do Rio Grande do Sul e, mais do que isso: te ajudar a escolher o destino perfeito para as férias, sem a necessidade de viajar para longe.
Para definir o roteiro, convidei colegas do Grupo RBS que atuam em diferentes veículos e que admiro. Com a curadoria deles, vamos dar sugestões de passeios legais para fazer no “quintal de casa”.
A primeira indicação foi de Elói Zorzetto, seguida das recomendações de Cris Silva e de Marco Matos. Zorzetto sugeriu um passeio rural no Vale dos Vinhedos, Cris indicou uma charmosa fazenda em Pelotas e Marco apostou na tranquilidade de um município de colonização alemã.
Nesta quinta-feira (11), é a vez de outro craque da comunicação gaúcha: Luciano Potter, apresentador de programas como Timeline e Sala de Redação, dois canhões de audiência da Rádio Gaúcha.
A dica do Potter
Costumo dizer que Luciano Potter é um comunicador que sabe, como poucos, fisgar a atenção do público e conduzir uma conversa ao vivo (pode até parecer fácil, mas não é). Ele não teme polêmicas, tem o dom da palavra e fala o que pensa.
Foi por essas e outras razões que convidei o Potter para participar desta série — e ele topou na hora, com uma sugestão bem diferente: um restaurante. Mas não qualquer restaurante.
— A minha dica é o 1835, que, além de valorizar uma culinária nossa, com churrasco e outras cositas más, tem uma vista absolutamente deslumbrante. Já fui lá em dia de sol, dia nublado, dia de chuva e é lindo de qualquer maneira — explica o jornalista.
Fundado no antigo Hotel Laje de Pedra, que está sendo reformulado pelo Grupo Kempinski, em Canela, na Serra, o empreendimento tem um mirante voltado para o Vale do Quilombo. A região é formada a partir do que se considera um dos maiores — senão o maior — derramamentos basálticos do planeta. Há um deque com mesas, cadeiras e fogo, onde é possível bebericar drinques e provar a famosa carne na brasa.
O único “asterisco”, segundo Potter, é o preço (como eu escrevi ali em cima, ele diz mesmo o que pensa):
— O preço é salgado, mas dá para se programar. Vale muito a pena.
Sobre o 1835
O 1835 Carne e Brasa (ou Dezoito35 nas redes sociais) nasceu de uma parceria do grupo 20Barra9 e Kempinski. O restaurante trabalha com pratos típicos gaúchos no cardápio, mas com um toque gourmet, é claro. O menu conta com entradinhas como bolinho de charque, polenta e dadinhos de risoto. Já nos pratos principais há diferentes cortes assados na Parrilla ou na brasa.
A escolha do nome é outra forma de valorizar a cultura rio-grandense, pois é o ano em que aconteceu a Revolução Farroupilha. O endereço para visitação é Rua das Flores, 222. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.
Confira o recado deixado pelo Potter:
Produção: Isadora Terra e Maria Clara Centeno