No mês de janeiro, a coluna apresenta uma nova série, voltada aos atrativos do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar ótimas opções para curtir as férias — seja em um bate e volta ou numa viagem mais longa.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Com a curadoria deles, a coluna dará sugestões de passeios legais para fazer turismo no Estado. Já deram suas indicações os jornalistas Elói Zorzetto, com o Vale dos Vinhedos, e Cris Silva, com a Charqueada São João, de Pelotas.
Nesta quarta-feira (10), a recomendação é do apresentador do Jornal do Almoço Marco Matos, parceiro de Cristina Ranzolin nas telinhas.
A dica do Marco
Com Marco Matos, não tem “tempo ruim” nem "cara feia". Jovem talento da RBS TV, Marco é o alto-astral em pessoa, e esse foi um dos motivos pelos quais pedi a ele uma indicação de passeio no Rio Grande do Sul. Além de viajar muito pelo Estado com a equipe do Jornal do Almoço, ele sabe valorizar o que temos de bom.
A dica do Marco é Picada Café, um lugar cheio de encantos, com características da imigração alemã, entre as regiões Metropolitana e das Hortênsias.
— Visitei a cidade num fim de semana de inverno. Estava quase na época de sair de férias. Precisava muito descansar e me desconectar um pouco. Foi uma surpresa encontrar esse lugar tão tranquilo, silencioso e hospitaleiro — conta Marco, que se hospedou nas casinhas típicas alemãs da Vila entre Montanhas.
Além de passear pelo centrinho do município, que, segundo o Marco, “te transporta para outra época”, vale muito conhecer o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.
— O parque tem um riacho lindo. Fiquei um tempo ali, comendo bergamota e escutando o barulhinho da água. Lá também tem um museu e um armazém antigo de secos e molhados — diz o jornalista.
Ah, e não esqueça: não volte para casa sem comprar uma cuca!
Sobre o Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn
O cartão-postal de Picada Café é o moinho com roda de ferro, atualmente sede da Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio. A construção fica dentro do Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn, que também abriga uma área verde e antigas posses da família Kuhn — casa comercial, açougue, matadouro e residência. O parque fica às margens da BR-116, no quilômetro 193.
* Com produção de Maria Clara Centeno