No mês de janeiro, a coluna apresenta uma série especial de verão, para destacar os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar excelentes opções para curtir as férias.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Um timaço já passou por aqui e deixou sugestões incríveis: Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti e Simone Lazzari.
Nesta terça-feira (23), a recomendação é de um "baita cara": Léo Saballa Jr, apresentador do Bom Dia Rio Grande, na RBS TV.
A dica do Leo
Fazer uma reportagem para o Globo Repórter, um dos mais tradicionais programas da Rede Globo, não é para qualquer um. Léo Saballa Jr, apresentador do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV, não só fez como mostrou ao país inteiro um atrativo único no Rio Grande do Sul. Não por menos, foi esse o local que ele escolheu para indicar aqui.
— Minha sugestão de lugar legal pra visitar é a cidade de Ametista do Sul, no norte do Estado — diz o jornalista.
Léo esteve no município conhecido como Capital Mundial da Pedra Ametista em maio de 2021, para gravar o material para o Globo Repórter. Ficou encantado com o que viu.
— É um pequeno município incrível, com pedras ametistas para todos os lados. Tem inclusive um restaurante dentro de uma mina desativada, todo decorado com as pedras. Dentro desse restaurante, existe uma piscina linda, com água aquecida, usada pelos hóspedes de uma pousada que fica em frente. Essa pousada tem uma vista maravilhosa da cidade — conta Léo.
Além disso, o local também mantém um "museu com pedras impressionantes e cheias de histórias", nas palavras do comunicador.
— Recomendo ainda passear pelas ruas centrais e visitar a igreja, que é lindíssima, toda decorada com ametistas. É possível também fazer passeios guiados. Saí de lá com as melhores lembranças, tanto dos locais visitados, quanto das pessoas, que são extremamente receptivas — ressalta Léo.
Sobre Ametista do Sul
A cidade tem 7.650 habitantes, segundo o censo de 2022 do IBGE, e as atividades econômicas estão bastante relacionadas à pedra que dá nome ao município. A extração de outros minerais (como topázio e ágata) e o turismo também são importantes para Ametista do Sul.
O local oferece atrações subterrâneas, como a Belvedere Mina, com uma churrascaria gourmet abaixo do solo, cervejaria artesanal e loja de pedras e joias.
Outro destaque é a Vinícola Ametista, que produz cerca de 280 mil litros de vinho por safra, armazenando e envelhecendo a bebida na maior jazida de pedras ametista do mundo, segundo a prefeitura.
A Igreja São Gabriel é outro ponto alto — agora acima da terra —, sendo a única do mundo revestida do mineral.
* Colaborou Maria Clara Centeno