Ao longo de janeiro, a coluna apresenta uma série especial, com o objetivo de destacar os atrativos do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar ótimas opções para curtir as férias — seja em um bate e volta ou numa viagem mais longa.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Já deram suas indicações os jornalistas Elói Zorzetto, com um pequeno roteiro na Serra, Cris Silva, que sugeriu a visita a uma charmosa fazenda na Zona Sul, Marco Matos, com a tranquilidade de um município de colonização alemã, e Luciano Potter, que propôs um restaurante “com vista deslumbrante”.
Nesta sexta-feira (12), a recomendação é de uma das comunicadoras mais populares e queridas da RBS TV: Cristina Ranzolin, apresentadora do Jornal do Almoço.
A dica da Cristina
Quando a Cris respondeu ao meu convite dizendo que aceitava participar desta série, abri um sorriso de orelha a orelha. Afinal, ela é uma estrela. Mesmo de férias, fez questão de enviar uma sugestão. E adivinha qual foi o destino escolhido?
Conhecida pelo famoso (e invejado) bronzeado, a jornalista recomendou — é claro — um lugar à beira-mar: Torres, no Litoral Norte.
— Não pensei duas vezes. É um destino que eu amo, que me traz memórias afetivas muito especiais e que, para mim, é a mais bela praia gaúcha. As pessoas às vezes se esquecem de toda a beleza do lugar. Tem muita coisa bonita para ver lá — destaca Cris.
Quer saber por onde começar? O Parque Estadual da Guarita, com suas falésias e furnas, é imperdível. Vale uma bela caminhada, em contato com a natureza.
Também não dá para perder o Morro do Farol, de onde se tem uma vista linda das praias, e a Lagoa do Violão, onde, se você der sorte, encontra tartarugas e outros animais vivendo livremente.
Por fim, não deixe de passear na foz do Rio Mampituba, que está sendo revitalizada e, para Cris, vai muito além dos ótimos restaurantes.
— Quando minha filha era pequena, a gente ia ali brincar de pescar — recorda, saudosa, a mãe da Antônia.
Torres também era uma das praias preferidas do jornalista Armindo Antônio Ranzolin, lenda do rádio gaúcho. Pai de Cristina, ele faleceu em 2022, mas as memórias permanecem.
— A gente ia muito com o pai para Itapeva, onde, na época, dava para caminhar pelas dunas — conta a comunicadora.
Se você ainda não conhece a “torrica”, como dizem os íntimos, não perca tempo. Se já conhece, não deixe de voltar.
Sobre Torres
É o município mais ao norte do litoral gaúcho, na divisa com Santa Catarina. Às margens do Mampituba, de um lado é Torres e do outro Passo de Torres, já no Estado vizinho. Segundo o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41 mil pessoas moram na cidade, que se transforma no verão.
Produção: Maria Clara Centeno