Que tal planejar um passeio aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, nas férias de verão? Não é preciso ir longe para encontrar ótimas opções.
Para te ajudar a definir o roteiro, a coluna criou a série "Lugar para visitar no RS", que apresenta dicas de comunicadores do Grupo RBS.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira e Daniela Ungaretti.
Na lista, têm opções para todos os gostos e bolsos - entre elas, um super restaurante em Canela, uma antiga charqueada em Pelotas, um passeio no Vale dos Vinhedos, uma praia e um imenso jardim.
Nesta segunda-feira (22), é a vez da jornalista que marca as manhãs da RBS TV: Simone Lazzari, apresentadora do Bom Dia Rio Grande.
A dica da Simone
Para quem não sabe, Simone é porto-alegrense “da gema”. Nasceu, cresceu e vive desde sempre na cidade. Quem melhor do que ela para sugerir um passeio pela Capital? A convite da coluna, ela montou um roteiro sob medida, tanto para quem é de fora, quanto para quem é morador local.
— Sou uma apaixonada pela cidade. Nasci e sempre vivi na Capital. Gosto de destacar que é a capital de todos os gaúchos, porque ao andar nas ruas ouvimos sotaques de todas as regiões do Estado. É um local para todos nos sentirmos em casa — diz ela.
Aos que não vivem em Porto Alegre, Simone faz um convite: incluir o lugar entre os destinos de verão, ainda que o clima, às vezes, "nos faça lembrar do apelido Forno Alegre". Aos moradores, ela propõe “aproveitar a rotina mais leve desta época do ano para ter um olhar de turista”.
— Meu roteiro inclui alguns dos meus locais favoritos. Começa no Centro Histórico, pela Praça da Alfândega, que tem lugar especial no meu coração por ser ponto de referência da cultura na cidade. Além de receber a Feira do Livro na primavera, tem, o ano inteiro, o Margs (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) e o Memorial do RS de portas abertas de terça a domingo, com exposições gratuitas — ressalta Simone.
Ainda no Centro, com uma pequena caminhada, se chega ao Mercado Público, no Largo Glênio Peres.
— Depois de anos com parte do prédio interditada, agora podemos frequentar os dois andares do Mercado. Vale só fazer um passeio, mas fica melhor ainda se for o local de parada para almoço, sobremesa, lanche ou um café rápido, antes de seguir viagem em direção à Zona Sul — recomenda a jornalista (a gente assina embaixo!).
No caminho, a dica é fazer uma escala no bairro Cidade Baixa, ainda na região central, para conhecer mais da história da cidade no Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, aberto de segunda a sexta-feira.
Seguindo para o Sul, Simone sugere seu “parque preferido”, o Marinha do Brasil:
— É um lugar criado para prática de esportes e de lazer e onde já rodei muitos quilômetros de bicicleta desde a infância. Em meio às árvores, temos obras de arte e uma brisa soprando do Guaíba, ali pertinho, costeado pelo Trecho 3 da nova Orla, também dedicada aos esportes.
O caminho segue até a Zona Sul, fechando com mais um clássico porto-alegrense.
— Dá para terminar o dia contemplando o pôr do sol na, como gosto de chamar, "velha orla" do Guaíba. Nos bairros Tristeza, Ipanema ou Guarujá, caminhe um pouco até achar um local para se acomodar sem pressa, tomando um chimarrão ou uma água gelada. Em Ipanema, há uma área pensada para isso, no meio de uma leve subida pelo calçadão: sete arcos projetados para emoldurar o pôr do sol do Guaíba — detalha Simone.
Ao passar pela região, lembre-se: cerca de 100 anos atrás, a área era rural e começou a ser loteada para oferecer espaço de veraneio aos habitantes locais.
— Com o tempo, o que era destino de temporada virou moradia permanente para alguns. Mas não perdeu o charme de ser, também, o local para encerrar um belo dia de verão em Porto Alegre — conclui a jornalista.
E você, está esperando o quê?
Sobre Porto Alegre
A capital praticamente dispensa apresentações. A cidade de 251 anos carrega o sentimento ufanista de ter o pôr do sol mais lindo do mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, Porto Alegre tinha 1,3 milhão de habitantes.
Confira o recado da Simone Lazzari:
* Com produção de Isadora Terra