Até o fim desta semana, a série Lugar para visitar no RS apresenta dicas de turismo de comunicadores da RBS. A ideia é valorizar o Rio Grande do Sul e sugerir roteiros locais de diferentes tipos, em distintas regiões.
Já foram publicadas as recomendações de roteiros de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite, Jeff Botega, Paulo Germano, Leonardo Oliveira, Cristine Gallisa, Ivan Pacheco, Leandro Staudt, Kelly Costa, Gisele Loeblein e Amanda Souza.
Nesta quarta-feira (21), é a vez da jornalista Giulia Perachi, que comandou a previsão do tempo por sete meses no Jornal do Almoço e agora se prepara para mergulhar de cabeça em um novo projeto na RBS TV.
A dica da Giulia
Prestes a assumir um novo desafio nas telinhas, a jornalista Giulia Perachi — que transformou a previsão do tempo na RBS TV em um show de simpatia — aceitou meu convite para dar uma dica especial de destino turístico no RS. E bota especial nisso.
— Amo viajar, então qualquer fim de semana de folga é um motivo para descobrir algum lugar novo desse Estado tão lindo. Hoje minha sugestão é uma grata surpresa na Serra: Pinto Bandeira — diz a comunicadora.
Giulia conta que se apaixonou pela atmosfera do município, "com cara de cidadezinha do Interior". Ela esteve lá em agosto passado, com o noivo, Marcelo Cabral.
— Ficamos hospedados no Chalés La Pinta. A propriedade tem duas cabanas de frente para o vale do Rio das Antas. A experiência de ficar em um chalé no alto da montanha é incrível! Parece filme. À noite, a gente vê ao longe as luzes de Nova Roma do Sul, do outro lado do rio — destaca a apresentadora.
Outro ponto alto: o café da manhã é entregue em uma cesta de piquenique, deixada na porta logo cedo.
— É tudo gostoso demais, com itens produzidos em propriedades vizinhas, como bolo, salaminho, salame e geleia — ressalta ela.
Durante a estadia, além de se deliciar com a comida local, a jornalista conheceu a Linha Brasil, uma região repleta de pomares. Para quem não sabe, o município é considerado a Capital Estadual do Pêssego de Mesa. Dependendo da época em que você for até lá, verá as árvores carregadas de flores, um espetáculo da natureza.
Outra boa pedida é visitar o Mirante da Cascata dos Amores e as vinícolas locais, que sempre garantem ótimos passeios, "até pra quem não bebe álcool", como a comunicadora. Ela indica a Cave Geisse, "que tem um wine garden bem bacana com bebidas e comidinhas".
Não bastasse tudo isso, Pinto Bandeira fica pertinho de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha, o que abre um leque de opções para quem busca outras alternativas de passeios.
— Nosso Estado é lindo, e eu adorei poder compartilhar com vocês esse cantinho que amei! — finaliza Giulia.
A gente é que agradece!
Sobre Pinto Bandeira
Em 2022, a região recebeu a Denominação de Origem (D.O.) Altos de Pinto Bandeira, um selo que atesta a qualidade dos espumantes produzidos na cidade. A localidade é a primeira fora da Europa a conquistar o título — a famosa região de Champagne, na França, tem a D.O. mais conhecida mundialmente.
O processo levou cerca de uma década para ser concluído, e a certificação só pode ser utilizada por empresas que seguem as rigorosas regras de controle, desde o plantio até o momento de engarrafar.
Além da uva, a cidade se destaca pelas plantações de pêssego e de algumas frutas sazonais, como ameixa, caqui e bergamota e laranja.
O turismo local é voltado para a visitação de vinícolas, mas o Mirante da Cascata dos Amores e o centro do município, com o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e a praça central, são lindos atrativos.
Localizada na Serra Gaúcha a 140 quilômetros de Porto Alegre, Pinto Bandeira tem 2,7 mil habitantes, segundo o Censo 2022.
* Produção: Maria Clara Centeno