Tem muitos destinos turísticos legais no Rio Grande do Sul. Para destacar todo esse potencial, a coluna apresenta, desde o início de janeiro, a série “Lugar para visitar no RS”.
Até agora, 20 comunicadores do Grupo RBS, a meu convite, deram sugestões de locais imperdíveis aqui mesmo, no nosso quintal.
Já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo e Rodrigo Lopes.
Nesta segunda-feira (5), a recomendação é de uma profissional que admiro muito, pela seriedade, dedicação e pelo profissionalismo: Marta Sfredo, colunista de Economia de GZH, Rádio Gaúcha e Zero Hora.
A dica da Marta
Tenho Marta Sfredo Sfredo como uma espécie de guia, pela conduta exemplar e pelo conhecimento acumulado. Antes de se tornar uma das colunistas de maior audiência do Grupo RBS, onde atua há 32 anos, Marta foi uma grande repórter de Economia. Ela vê o RS com o olhar de quem sabe bem quais são os seus gargalos e as suas potencialidades.
Não tinha como seguir com esta série sem pedir uma dica a ela. Minha amiga aceitou o convite e sugeriu um lugar cheio de charme, onde o turismo dá certo tanto no verão quanto no inverno.
— São Francisco de Paula é uma escolha perfeita para quem procura paz, verde e beleza. E as opções vão muito além do templo da leitura que é a livraria Miragem e do cenário perfeito do lago São Bernardo, que fica ainda mais bonito no outono, quando as folhas das árvores que o margeiam assumem cores do amarelo ao vermelho — diz Marta.
Nos meses quentes, São Chico (para os "íntimos") oferece refresco em parques repletos de cascatas.
— O que visitei, com estrelinhas nos olhos, foi o Parque 8 Cachoeiras. Existem cabanas e um espaço para camping, mas também é possível visitar só para passar o dia. Claro, tem uma tarifa a pagar, mas vale a pena (atualmente, o valor para o passeio é de R$ 30 por pessoa) — destaca a jornalista.
São mesmo oito cachoeiras: Remanso, Escondida, Neblina, Ronda, Pilões, Ravina, Quatrilho e Gêmeas Gigantes. As trilhas para chegar até elas, segundo Marta, "vão do nível fácil, acessível para quem não tem experiência no sobe e desce no meio da mata, ao difícil, passando pelo médio".
A caminhada é parte do programa: nas palavras da comunicadora, passarinhos, borboletas, árvores de todos os tipos e pedras parecem ter sido arrumados para compor o cenário. Em alguns casos, há sinais pintados em pontos de apoio, para facilitar a tarefa dos "exploradores". Marta avisa:
— Não se preocupe, não sou hard tracker e foi tranquilo.
Para finalizar a experiência inesquecível em São Chico, ela sugere ainda que você conheça o Parador Hampel, outra joia local.
— Pode ser um pernoite, almoço ou jantar, daqueles que valorizam os produtos locais, preparados e servidos com todo cuidado. Mas não vá ao Hampel só para comer: antes ou depois, dependendo do horário e do hábito, faça uma caminhada pelo parque que circunda o hotel. Tem mais uma cachoeira (menor, mas a água também canta), um lago belíssimo cercado de verde, de arbustos floridos e de árvores preservadas — conclui a jornalista.
Já estou fazendo as malas!
Sobre São Chico
A cidade vem se consolidando como destino importante na Região das Hortênsias (recebeu 1,2 milhão de turistas só em 2022, segundo Observatório do Turismo, do governo do Rio Grande do Sul). Em 2019, foram 704 mil. O número é expressivo para o município que tem 21 mil habitantes, segundo o Censo de 2022.
Indicados por Marta, o Parador Hampel (destacado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado, e o Parque 8 Cachoeiras são apenas algumas das belezas locais. O Mátria Parque de Flores, sugerido pela colunista Rosane de Oliveira, conta com 22 mil mudas de rosas e é parada obrigatória na região.
A Igreja Matriz da cidade, uma caminhada pela charmosa avenida Júlio de Castilhos e as barragens do Salto e do Blang são outras das opções que São Chico oferece.
* Colaborou Maria Clara Centeno