Que tal planejar um passeio aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, durante as férias de verão? Não é preciso ir longe para encontrar ótimas opções.
Para te ajudar a definir o roteiro, a coluna criou a série Lugar para visitar no RS, que apresenta dicas de comunicadores do Grupo RBS.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade e Fabrício Carpinejar.
Nesta quarta-feira (31), a recomendação é de Lela Zaniol, sócia, fundadora, curadora de conteúdo e colunista da plataforma Destemperados.
A dica da Lela
Se tem alguém que entende de comida boa, é Lela Zaniol, uma das mentes por trás do sucesso do projeto Destemperados. Como férias e gastronomia andam juntas, ninguém melhor do que ela para indicar um lugar para visitar no Rio Grande do Sul que misture esses dois elementos.
A mãe da Maria não decepcionou: escolheu um local que une ótimas opções para quem curte frutos do mar — do peixe ao pastelzinho — e lindas paisagens. Como Cristina Ranzolin, ela sugere uma visita a Torres, no Litoral Norte, mas com um olhar muito particular.
— Para mim, é um lugar repleto de memórias. Lembro dos verões da infância e da adolescência, naquelas férias intermináveis em que cabia uma vida inteira — diz a sócia-fundadora do Destemperados.
Lela conta que Torres foi o destino de suas primeiras viagens sem os pais. Ela pegava o ônibus em Caxias e descia a Rota do Sol "com R$ 50 no bolso para durar o feriado todo”.
— Lembro como se fosse hoje da expectativa de chegar à praia e sentir o cheiro de mar. Até o vento forte fazia parte do enredo e era apreciado. Caminhar no calçadão, subir o morro da Guarita, pegar praia nos Molhes, andar de bici, tudo fazia parte do programa. São lembranças que guardarei para sempre. Os amigos da praia acabaram virando amigos da vida inteira e hoje vivo isso com a minha filha Maria. É muito legal ver ela curtindo tanto esse lugar tão especial — conta ela.
Também fazem parte das lembranças os pratos oferecidos por algumas das melhores cozinhas do Litoral Norte.
Então anota aí: vale muito, segundo Lela, provar a tainha assada na brasa do Alemão Nei, um Clássico com "C" maiúsculo; o famoso pastel de camarão do Cantinho do Pescador (e tudo mais que tiver no menu); e qualquer prato do tradicional restaurante Souza. Todos esses espaços ficam pertinho do Mampituba, o rio que divide RS e Santa Catarina.
Outra ótima pedida é a casquinha de siri do Dunas Praia Hotel, que fica à beira-mar, onde a Praia Grande encontra a Prainha. Eu já provei e assino embaixo.
Sobre Torres
Para seguir o roteiro gastronômico proposto por Lela, não é preciso se movimentar muito. Uma caminhada entre o Alemão Nei (Avenida Beira Mar, 13), o Cantinho do Pescador (Avenida Cristóvão Colombo, 210) e o restaurante Souza (Rua Egídio Michaelsen, 106) leva pouco mais de 10 minutos, com uma distância aproximada de 900 metros. Além da boa comida, o caminho proporciona uma bela paisagem, às margens do Mampituba e muito próximo à Praia dos Molhes.
Até o Dunas Praia Hotel (Rua Marechal Deodoro, 48) são cerca de dois quilômetros dos outros estabelecimentos. Vale a caminhada à beira-mar, pelo calçadão ou pela areia, saindo dos Molhes e chegando à Praia Grande.
Torres é o município mais ao norte do litoral gaúcho, na divisa com Santa Catarina. De acordo com o Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41 mil pessoas moram na cidade, que se transforma no verão.
* Colaborou Maria Clara Centeno