Que tal planejar um passeio aqui mesmo, no Rio Grande do Sul, durante as férias de verão? Não é preciso ir longe para encontrar ótimas opções. Para te ajudar a definir o roteiro, a coluna criou a série Lugar para visitar no RS, que apresenta dicas de comunicadores do Grupo RBS.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra e Andressa Xavier.
Nesta sexta-feira (26), a recomendação é de uma comunicadora carismática e envolvente: Kelly Mattos, apresentadora dos programas Timeline e Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha.
A dica da Kelly
Kelly Mattos é uma amiga e colega de longa data — no século passado, nós duas fomos plantonistas (trabalhamos durante as madrugadas): ela na rádio, eu em Zero Hora. Desde então, passei a admirar o trabalho dessa comunicadora incrível e, claro, não podia deixar de pedir a ela uma dica para a série "Lugar para visitar no RS".
A sugestão da Kelly tem tudo a ver com quem precisa descansar de verdade e busca um cantinho sossegado do interior gaúcho. Ela escolheu Morro Reuter, a 65 quilômetros de Porto Alegre.
— É um local para onde viajei em um momento muito especial da minha vida: a reta final da minha gravidez (Kelly é mãe de Gabriel, que completa um ano em fevereiro de 2024). Era um momento em que eu precisava descansar, mas tinha de ser perto da Capital, porque meu filho poderia nascer a qualquer momento. Não dava para fazer uma viagem de grandes distâncias — conta a mamãe, que compartilha a vida com o jornalista Eduardo Gabardo.
Resultado: Kelly se apaixonou pelo município, que, nos meses de outubro, fica repleto de flores de lavanda.
— Para quem não conhece, fica bem pertinho de Porto Alegre e tem a possibilidade de você fazer um turismo de natureza. Eu fiquei em uma cabana dentro de uma propriedade chamada Fox Farm Hill. Você ouve o balançar das árvores e curte uma paisagem linda. Se chover, fica ainda melhor, porque dá para curtir o barulhinho de chuva. Se tiver sol, também é maravilhoso. Essa dica é para quem realmente está precisando fazer uma desconexão desse mundo tão intenso em que vivemos — diz Kelly, lembrando que dá para curtir a banheira no deque e ainda fazer um jantar romântico.
Outra sugestão é visitar o Caminho das Serpentes Encantadas. Trata-se de um parque repleto de mosaicos criados pela artista plástica Cláudia Sperb, com uma bela vista e opções para toda a família.
Por fim, não dá para sair de Morro Reuter sem provar a gastronomia local.
— Vocês vão amar. Vale muito ir ao Strudel Café. Fica na beira da estrada e tem strudel doce e salgado. É uma delícia — ressalta Kelly.
Deu água na boca!
Sobre Morro Reuter
Com 6.029 habitantes, segundo o censo de 2022, o município de Morro Reuter também é conhecido como Cidade da Lavanda e sedia a festa nacional da flor, que ocorre tradicionalmente em outubro — quando a floração atinge o auge.
Em 2024, o evento será de 17 a 20 de outubro. Se você você, eu não deixaria de ir. Além de tudo, é lindo demais ver todas aquelas plantas floridas.