Desde o início de janeiro, a coluna apresenta uma nova série de verão, para destacar as belezas do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar ótimas opções para curtir as férias.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Um timaço já passou por aqui e deixou sugestões incríveis.
Olha só o timaço que já passou por aqui: Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol e Eduardo Gabardo.
Nesta sexta-feira (2), a recomendação é de um dos jornalistas mais multimídia que conheço: Rodrigo Lopes, colunista de GZH e do Jornal do Almoço.
A dica do Rodrigo:
Costumo dizer que Rodrigo e eu somos "crias da RBS". Ambos começamos a trabalhar no grupo cedo, ainda durante a faculdade, e passamos por todos os setores que vocês podem imaginar - até fax entregamos! Ao longo desses anos, acompanhei de perto o crescimento profissional deste colega querido, e o Rodrigo se tornou um dos jornalistas mais respeitados da nossa geração.
Você sabe: ele viajou o mundo cobrindo guerras, catástrofes e grandes eventos. Conhece dezenas de países. E sabe que lugar ele indica para visitar no Rio Grande do Sul? A terra natal.
— Em vez de sugerir um lugar pra viajar, pensei em uma dica para ficar. Eu, que acabo viajando tanto pelo mundo, em coberturas internacionais, sempre tenho o desejo de voltar e descobrir cada vez mais Porto Alegre — conta ele.
É um pouco como aquele poema de Mario Quintana, chamado O Mapa, que diz assim:
Sinto uma dor infinita
Das ruas de Porto Alegre
Onde jamais passarei...
Há, de fato, muito por conhecer na capital gaúcha, e a sugestão de Rodrigo é começar pelo Parque da Redenção, no bairro onde ele nasceu: o Bom Fim.
— É meu canto no mundo. Foi o local onde dei meus primeiros passeios, onde jogava futebol no "areião" e onde colocava minha lancha elétrica para singrar as águas em torno do chafariz central da Redenção. Tenho muitas memórias afetivas dali — diz o comunicador, destacando o novo momento vivido na região.
O Bom Fim está mesmo "bombando".
— Por isso, quero ampliar minha dica: sugiro uma caminhada de final de semana iniciando na Redenção, passando pela Feira Ecológica, no sábado, na Rua José Bonifácio, apreciando a arquitetura neogótica da Igreja Santa Teresinha, comprando uma planta no Mercado do Bom Fim, subindo a Rua Fernandes Vieira, sentando em um dos novos bares, cafés ou restaurantes e terminando o passeio nas ruas Irmão José Otão e Vasco da Gama, onde há outra feirinha nesse dia. Aos domingos, claro, dá para refazer esse trajeto incluindo o Brique da Redenção — recomenda ele.
Quando fizer esse trajeto, não esqueça: "Tente redescobrir o Bom Fim", reforça Rodrigo, porque "o bairro vive um novo momento gastronômico, com muitos comércios pequenos e sofisticados", que, na avaliação dele, "não perdem em nada para algumas capitais do mundo, como Buenos Aires e Madri".
— No final de tarde, quando o sol cai, as luzinhas que viraram moda pela cidade dão um toque charmoso aos estabelecimentos. Preste atenção aos aromas, às texturas e aos sabores — diz ele.
O cheiro de incenso e as velas com odor de canela, os produtos feitos à mão, as cervejas artesanais, os cafés diferenciados... Está tudo lá. Te esperando.
Sobre o Bom Fim
O Bom Fim é um dos bairros mais queridos pelos porto-alegrenses. Ele já foi casa de personalidades ilustres como o escritor Moacyr Scliar e o humorista André Damasceno. Inclusive, um dos personagens mais famosos deste último é o "Magro do Bonfa", que brilhou no programa Escolinha do Professor Raimundo, da TV Globo.
Além disso, o bairro também abriga um dos mais importantes cartões-postais da cidade: a Redenção. Apesar de ser mais conhecido pelo nome antigo, o espaço recebeu a denominação oficial de Parque Farroupilha em 1935. A área verde tem 37,51 hectares e conta com recantos especiais, como o espaço oriental, o europeu e o espelho d’água. Confira a dica do Lopes!
Produção: Isadora Terra