Para destacar as belezas do Rio Grande do Sul, a coluna vem apresentando uma nova série de verão. A ideia é comprovar que não precisamos ir longe (muito menos cruzar o oceano) para encontrar ótimas opções para curtir as férias.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Um timaço já passou por aqui e deixou sugestões incríveis.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar e Lela Zaniol.
Nesta quinta-feira (1º), a recomendação é de um baita comunicador: Eduardo Gabardo, da reportagem esportiva do Grupo RBS.
A dica do Gabardo
Ele é fera do jornalismo esportivo, é repórter e apresentador da Rádio Gaúcha, um dos colunistas mais lidos de GZH e sabe tudo de Seleção Brasileira e dupla Gre-Nal. Mas Eduardo Gabardo é mais do que isso: pai do Gabriel, marido da Kelly (que também já deu indicações aqui), filho do seu Oreste e da dona Nara, é um “cara família”. E tem coisa melhor do que viajar com quem a gente partilha a vida?
Foi por isso que procurei o Gabardo para pedir uma dica de lugar para visitar no Rio Grande do Sul. Ele lembrou de um local onde costuma ir “com a turma toda” — até a cachorrinha Nina.
— Gosto muito da tranquilidade de Nova Petrópolis. O passeio já começa bem com o visual bacana da paisagem até lá (pela Rota Romântica, na Região das Hortênsias) — diz o jornalista, que adora de se hospedar no Villa Flor Eco Resort, com 10 hectares de mata nativa.
— É um hotel com uma imensa área verde, excelente para respirar ar puro e caminhar —explica.
Outro ponto alto é a comida — Gabardo é do tipo “bom de garfo”. Anota aí: vale experimentar o buffet da Unser Haus, com um lindo fogão à lenha, e a sequência de pratos do Armazém Wazlawick, um belo casarão de 1911. Ambos servem ótima gastronomia alemã.
Tem ainda a pizzaria Forneria da Mata, com massa artesanal, e a confeitaria Divino Doce, que já virou tradição na cidade.
— É um lugar muito bom para tomar um cafezinho e comer um doce no meio da tarde. Fica bem no centro — diz Gabardo.
Entre os passeios indicados, estão uma caminhada no centrinho, uma parada para fotos no labirinto verde e, se der tempo, uma visita à Cidade Zaandam, que reproduz um vilarejo da Holanda atual.
Sobre Nova Petrópolis
A cidade é conhecida como Jardim da Serra Gaúcha, por ser um dos locais mais floridos da região, e se destaca por pontos turísticos naturais como o Labirinto Verde, o Pinheiro Multissecular e a rampa de Voo Livre Ninho das Águias. Outro destaque é o Esculturas Parque Pedras do Silêncio.
Quando for até lá, não deixe de observar os plátanos que decoram as estradas de acesso ao município, que também são uma marca registada.
Graças à preservação das características da colonização alemã, é comum ver os habitantes conversando entre si em alemão. A população do município é de 23 mil pessoas, segundo o Censo de 2022.
* Produção: Isadora Terra e Maria Clara Centeno