Quem disse que a gente precisa viajar para fora do Estado para se divertir e curtir boas férias? Tem muita coisa legal para fazer por aqui mesmo, sem precisar ir longe. Para te ajudar a definir um roteiro, a coluna criou a série Lugar para visitar no RS.
Desde o início de janeiro, a coluna apresenta dicas de comunicadores do Grupo RBS para todos os bolsos e gostos.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite e Jeff Botega.
Nesta sexta-feira (9), a recomendação é do PG, o Paulo Germano, apresentador da Rádio Gaúcha, comentarista da RBS TV e colunista de GZH.
A dica do PG
Somos vizinhos de mesa, PG e eu. E ele é exatamente como você vê na RBS TV e ouve na Rádio Gaúcha: um comunicador nato, do tipo "sincerão", que não tem medo de dizer o que pensa, mas sempre com ponderação e educação. O PG sabe o que diz.
Foi por isso que pedi a ele uma indicação de destino turístico no Rio Grande do Sul. Ele não teve dúvidas:
— Escolho Cambará do Sul, porque acho fabulosos aqueles cânions. É inacreditável que grande parte da população ainda não conheça esse atrativo, que não perde nada para nenhum lugar do mundo quando a gente fala em turismo ecológico, em turismo que valoriza a natureza.
Da primeira vez em que PG foi ao Parque Nacional de Aparados da Serra, pediu dicas aos amigos e ouviu o seguinte: "Cara, não deixa de conhecer o cânion Fortaleza, é o mais bonito!"
— Me disseram que era, de longe, o mais imponente. Eu fui e achei fantástico. Aí, no dia seguinte, decidi conhecer o cânion Itaimbezinho, achando que não seria nada demais. Fui com expectativas baixas. Quando cheguei lá, quase tive um treco. Também é fora de série, monumental — conta PG, que foi ao local acompanhado da esposa, Beta Pires.
A recomendação é: não deixe nada de fora. Se for até lá, visite tudo. Caminhe, faças as trilhas que puder, curta a paisagem, aproveite todas as atrações do parque. Mas prepare o bolso:
— Recentemente, o parque foi concedido para a iniciativa privada, e o ingresso está custando R$ 97 (valor inteiro). A concessionária diz que, com o tempo, teremos cada vez mais melhorias na estrutura local. Ainda assim, acho muito caro, principalmente para quem vai em família, mas não posso deixar de recomendar e de falar deste que é um dos grandes orgulhos naturais do nosso Estado.
Sobre o Parque Nacional de Aparados da Serra
Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, que formam a divisa natural entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são administrados pela Urbia Parques desde 2021. Eles têm área total de 30,4 mil hectares, sendo que os cânions Itaimbezinho e Fortaleza são os grandes destaques, além do Rio do Boi (que fica em SC).
Desde 2023, o cânion Fortaleza conta com um balanço infinito e uma tirolesa de 1.099 metros de altitude, entre outras atrações. Segundo a Urbia, é a “mais alto das Américas”. Com seis cabos de aço, de 720 metros cada, a atração poderá alcançar velocidade média de 30km/h e ser utilizada por até três pessoas por vez.
Para saber mais detalhes sobre os parques, os preços e as atrações, acesse o site da Urbia clicando aqui.