Desde o início de janeiro, a coluna apresenta uma nova série de verão, para destacar as belezas do Rio Grande do Sul. A ideia é provar que não precisamos ir longe para encontrar ótimas opções para curtir as férias.
Para me ajudar na missão, convidei comunicadores do Grupo RBS. Um timaço já passou por aqui e deixou sugestões incríveis.
Até agora, já publicamos as sugestões de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo e Humberto Trezzi.
Nesta quinta-feira (1º), a recomendação é de um baita repórter da RBS TV: Josmar Leite, que está apresentando o Bom Dia Rio Grande.
A dica do Josmar
Sabe aquele cara boa praça, que trata todo mundo com educação e está sempre de bem com a vida? Esse é o Josmar Leite, que conheço desde os tempos em que ele era repórter da Rádio Gaúcha. Fiz questão de chamá-lo para esta série, porque ele tem esse olhar especial para as pessoas e os lugares.
O jornalista decidiu sugerir "um pedacinho da Itália aqui no Estado". E não é na Serra.
— É a Quarta Colônia, no centro do Estado. Passei algumas vezes lá e é muito bonito — diz Josmar.
Ele tem familiares em Santa Maria e sempre ouviu histórias sobre essa região de colonização italiana formada por "pequenos e simpáticos municípios", como São João do Polêsine e Silveira Martins.
— Minha dica é visitar o distrito de Vale Vêneto, em São João do Polêsine. O cenário é impressionante! A construção que mais chama a atenção é a Igreja do Corpus Christi, onde tem um letreiro obrigatório para tirar fotos — recomenda o comunicador.
A região recebe eventos culturais e de gastronomia o ano todo. Entre eles, estão o Festival Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que, segundo Josmar, "espalha música por todos os cantos". Também é muita famosa por lá, a Semana de Inverno de Vale Vêneto, para se deliciar com pratos típicos.
— É tudo bem tradicional, com massa, sopa de capeletti, sem muita frescura — brinca o jornalista.
Pra quem passar por lá fora das datas comemorativas, pode ficar tranquilo: não vai passar em branco.
— As estradas te revelam pequenas surpresas, como mirantes e uma bela gruta. Também existem restaurantes típicos, onde dá para esbaldar de tanta comida boa — destaca Josmar.
Sobre Vale Vêneto
Localizado a cerca de 40 quilômetros de Santa Maria, Vale Vêneto é um distrito do município de São João do Polêsine, na região conhecida como Quarta Colônia da imigração italiana no Estado. Os primeiros imigrantes chegaram à região em 1878. A estimativa é de que cerca de 800 pessoas morem no local — em toda a cidade, são 2.649 pessoas segundo o Censo de 2022.
* Colaborou Maria Clara Centeno