Até o fim de fevereiro, a coluna apresenta a série Lugar para visitar no RS, com dicas sobre destinos turísticos no Estado. A ideia é destacar a diversidade de opções e as belezas que temos aqui mesmo, no nosso "quintal".
A meu convite, comunicadores do Grupo RBS deram — até agora — 29 recomendações de locais para todos os gostos e bolsos — de cachoeiras e praias a restaurantes e hotéis.
Já foram publicadas as sugestões de roteiros de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite, Jeff Botega, Paulo Germano, Leonardo Oliveira, Cristine Gallisa, Ivan Pacheco e Leandro Staudt.
Nesta sexta-feira (16), a dica é de uma estrela em ascensão na RBS: a apresentadora Kelly Costa, da RBS TV.
A dica da Kelly
Kelly Costa, uma dos novos rostos do jornalismo esportivo da RBS, é a simpatia em pessoa. Conheci a apresentadora no Planeta Atlântida e foi o suficiente para sentir o carisma dela ao vivo: é impossível não ficar magnetizada pela Kelly.
Foi assim, cheia de energia e boas vibrações, que ela sugeriu a dica desta sexta-feira (19) da série Lugar para Visitar no RS, que segue até a próxima semana — no total, teremos 35 sugestões. Ela recomenda uma estadia na Reserva Pedra da Mata, na Serra dos Tapes.
— É uma área de preservação da flora e fauna no 7º distrito de Pelotas, com ênfase na agroecologia, tanto que os hóspedes têm acesso livre ao que é plantado na fazenda, como frutas e hortaliças. É uma experiência incrível. Inclusive, uma das nossas refeições foi pizza no forno à lenha, feita com tudo o que colhemos na horta — conta ela.
A propriedade fica na zona rural, que dá "show de natureza", nas palavras da comunicadora. Nos arredores, há cachoeiras, trilhas, construções antigas e culinária variada.
— É um reduto de colonização italiana, francesa e pomerana, um lugar para quem quer fugir da agitação da cidade, admirar belas paisagens e respirar ar puro. Sem contar a gentileza do povo local, que deixa o passeio ainda mais especial — destaca a jornalista.
Kelly esteve no local acompanhada do noivo, o repórter Bruno Halpern, que você também conhece da telinha da RBS e que é da região.
— Amamos a visita e já queremos voltar! — garante a apresentadora.
Leva a gente junto, Kelly!
Sobre a Reserva Pedra da Mata
Localizada a 250 quilômetros de Porto Alegre, a Reserva Pedra da Mata é uma hospedagem com preocupação sustentável, no bioma da Mata Atlântica, um dos mais ameaçados do Brasil.
Neste hotel-fazenda, além da preservação da floresta, há uma pequena produção de alimentos para consumo próprio, de forma ecológica, baseada no modelo agroflorestal — com plantio de culturas que buscam conservar o máximo possível da flora original do local.
As reservas de quartos são feitas pela plataforma Airbnb. Existem dois tipos de acomodações: a Casa Preta, com um visual moderno e imponente (foi onde Kelly e Bruno ficaram), e a Casa Mãe Terra, que promete ser "arte traduzida em hospedagem", conforme discrição do proprietário.
* Produção: Maria Clara Centeno