Já são 30 dicas - e contando - de lugares incríveis para conhecer no Rio Grande do Sul. Desde o início de janeiro, a coluna apresenta a série Lugar para visitar no RS, com sugestões de comunicadores da RBS de destinos turísticos no Estado.
O objetivo é mostrar a diversidade de opções no nosso quintal (que em nada perde para outras regiões) e, de quebra, provar que não é preciso ir longe para curtir as férias.
Já foram publicadas aqui as recomendações de roteiros de Elói Zorzetto, Cris Silva, Marco Matos, Luciano Potter, Cristina Ranzolin, Daniel Scola, Denise Cruz, Neto Fagundes, Rosane de Oliveira, Daniela Ungaretti, Simone Lazzari, Léo Saballa Jr., Giane Guerra, Andressa Xavier, Kelly Matos, Zé Alberto Andrade, Fabrício Carpinejar, Lela Zaniol, Eduardo Gabardo, Rodrigo Lopes, Marta Sfredo, Humberto Trezzi, Josmar Leite, Jeff Botega, Paulo Germano, Leonardo Oliveira, Cristine Gallisa, Ivan Pacheco, Leandro Staudt e Kelly Costa.
Nesta segunda-feira (19), chegou a vez da colunista de Campo e Lavoura do Grupo RBS: a multimídia Gisele Loeblein.
A dica da Gisele
Temos uma trajetória parecida: Gisele Loeblein e eu começamos em ZH como auxiliares de redação. Vi esta profissional incrível crescer e conquistar espaço: hoje, ela é a voz do campo nos veículos do grupo e conhece como ninguém a vida e as belezas do nosso Rio Grande rural.
Uma dica dela, portanto, só poderia envolver um lugar especial do Interior. E a Gisele não decepcionou: escolheu uma joia no norte do Estado.
— A minha sugestão é uma praça que considero um tesouro a céu aberto. Fica em Victor Graeff e tem esculturas verdes que lembram muito o filme Edward Mãos de Tesouras — diz a colunista.
Trata-se da Praça Tancredo Neves, famosa pelas 200 obras de arte criadas a partir de ciprestes. É um trabalho detalhado, que impressiona qualquer visitante, perfeito para um passeio ao ar livre e para tirar belas fotos.
— Costumo visitar o local todos anos em março, porque fica no caminho para a Expodireto Cotrijal (uma das maiores feiras do agronegócio na América Latina, em Não-Me-Toque). E é uma delícia parar ali. Além de tudo, a cidade é super acolhedora — destaca a jornalista, que atua em GZH, Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV.
E tem mais: é de graça. Você não precisa pagar para conhecer, um estímulo a mais para quem for até a região.
Outra recomendação da Gisele, se você passar por lá em março, durante a Expodireto, é curtir a Festa da Cuca com Linguiça, que ocorre junto à praça.
— O município monta uma estrutura completa. Tem shows e quiosques com cuca, linguiça e chope. Eu, que sou de origem alemã, adoro essa combinação — ressalta a comunicadora.
E quem não gosta?
Sobre a praça de Victor Graeff
O município de Victor Graeff fica no norte do Estado, a 264 quilômetros de Porto Alegre. A Praça Tancredo Neves também é conhecida como "a mais bonita do Rio Grande do Sul". Lá, as árvores são podadas artesanalmente, de um jeito único.
O principal ponto turístico do município foi fundado em 1982, mas só virou atração na região a partir de 1989, quando Fredolino Selmiro Schmidt, começou a fazer parte da equipe de manutenção da praça. Destacando-se pelo trabalho de topiaria (poda escultural), o espaço integra o patrimônio histórico e cultural gaúcho desde 2006.
* Produção: Isadora Terra