Para encerrar a semana, GZH preparou um resumo com as principais notícias e conteúdos mais acessados do site nos últimos dias. E veja também uma seleção das melhores fotos produzidas pelos profissionais da RBS. Boa leitura!
Em visita ao Rio Grande do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (16). Em quase 50 minutos, Lula falou sobre a reconstrução do RS, taxa de juros, projetos, emendas do Congresso Nacional e mais. Confira os principais pontos.
Sobre a crise na Venezuela, Lula falou que "é um governo com viés autoritário, mas não é uma ditadura". Ele ainda rebateu as críticas pela demora na entrega de casas a afetados pela enchente. "Não se faz casa em uma semana, não é casa de papel", afirmou. Durante a tarde, ele entregou as primeiras 44 casas aos atingidos.
O presidente ainda inaugurou o Centro de Oncologia e Hematologia do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), na Capital, que poderá oferecer tratamento radioterápico aos 2 mil pacientes. No último compromisso do dia, inaugurou o Viaduto da Scharlau, em São Leopoldo.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes teria utilizado órgãos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a produção de relatórios fora do rito regular. Os documentos seriam utilizados para embasar decisões do inquérito das fake news, do qual é relator na Suprema Corte. Entenda o caso.
As informações foram publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, que afirma ter tido acesso a mais de seis gigabytes de mensagens e arquivos trocados por auxiliares de Moraes por meio do WhatsApp. Em manifestação durante sessão do STF, Moraes disse que o "caminho mais eficiente era solicitar informações ao TSE".
Juristas divergem sobre a legalidade do ato. Saiba mais.
A morte de Kerollyn Souza Ferreira, nove anos, no dia 9 deste mês está sendo investigada pela Polícia Civil. O corpo dela foi encontrado em um contêiner de lixo em Guaíba por um reciclador próximo da casa onde vivia.
Conhecida no bairro, ela pedia alimentos e roupas, dormia em carro abandonado e cuidava do irmão mais novo. Uma vizinha afirmou ter denunciado a situação mais de 20 vezes ao Conselho Tutelar. O órgão disse que não havia denúncia de maus-tratos.
Em depoimento à polícia, a mãe, Carolina Abreu Souza, 29 anos, negou que tenha assassinato a menina, mas admitiu que deu medicamento sedativo à filha. Ela está presa e é investigada por suspeita de homicídio. Horas antes de ser encontrada morta, a menina disse na escola que era agredida pela mãe. GZH mostra as falhas do sistema de proteção que levaram à morte. Entenda.
Uma semana após a queda do bimotor da Voepass no município de Vinhedo, interior de São Paulo, houve avanço nas investigações. Todos os 62 passageiros morreram por politraumatismo, conforme perícia. Entenda. Entre as vítimas, estão quatro gaúchos. Saiba quem são.
O Cenipa já concluiu a ação inicial de investigação sobre as causas da queda.
Em vídeo, o presidente da Voepass falou pela primeira vez sobre o acidente e disse que empresa segue "melhores práticas" de segurança. Assista.
Imagens que marcaram a semana
Você viu?
Emergência de saúde: nova variante da mpox pode chegar ao Brasil e provocar aumento de casos, avaliam especialistas
A "celebripet" de Cristina Ranzolin: apresentadora conta como é a relação da família com a golden Kiara
Templo à Lucifer: após ter recursos contra interdição negados, responsáveis tentarão obter alvará para o local
Esquema de rifas: casal de influenciadores de Canoas é solto pela Justiça
Emendas Pix: STF forma maioria para manter decisões de Dino que restringem emendas parlamentares
Rumo ao litoral de SC: entenda como funciona o Contorno Viário da Grande Florianópolis
Chandler, de Friends: assistente pessoal de Matthew Perry, dois médicos e outras duas pessoas são acusadas na Justiça pela morte do ator
Dados nacionais: Ideb mostra que qualidade do ensino no Brasil cresce nos anos iniciais, mas cai em anos finais do Fundamental
Lista vermelha: saiba quem são as gaúchas procuradas pela Interpol
Segurança: julho registra o menor número de vítimas de homicídios no RS desde 2010, mas os casos de latrocínio aumentam
Miss lamenta ataques: "Gente que nem me conhece dizendo que era melhor eu ter morrido", diz Talita Hartmann, que venceu o Miss Grand Brasil 2024
Miss Universe Brasil 2024: entenda a polêmica em torno do concurso após Maria Brechane anunciar que não passará a coroa
"Não é só sobre beleza": natural de Novo Hamburgo, Eduarda Dallagnol celebra vitória no Miss Universe Rio Grande do Sul 2024