O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) da Força Aérea Brasileira (FAB) informou nesta segunda-feira (12) ter concluído a ação inicial de investigação sobre a queda da aeronave da Voepass que matou 62 pessoas, ocorrida na última sexta-feira (9), em Vinhedo (SP).
"A investigação do acidente aeronáutico segue sendo realizada, com o levantamento de outras informações necessárias, a fim de identificar os possíveis fatores contribuintes", informou o Cenipa, em nota.
O órgão prevê a divulgação em 30 dias do relatório preliminar do acidente, já com as primeiras conclusões ou indícios acerca dos motivos que levaram à queda da aeronave. O Cenipa diz que a conclusão da investigação terá "o menor prazo possível", e dependerá da complexidade da ocorrência.
O Cenipa investiga as ocorrências aeronáuticas com objetivo de prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. Não se trata, portanto, de um trabalho em caráter punitivo. Esta etapa é conduzida na investigação judicial.
O acidente
A aeronave saiu de Cascavel, no Paraná, com destino a Guarulhos quando caiu por volta das 13h de sexta-feira (9) em um bairro residencial de Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave é um ART 72-500, um avião de médio porte, com capacidade para 68 passageiros.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), este é o acidente com o maior número de vítimas desde a queda da aeronave da TAM, em São Paulo, em 17 de junho de 2007, que vitimou 199 pessoas.
Onde, exatamente, o avião caiu?
De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, a aeronave caiu na região da Rua Edueta, número 2.500, no bairro Capela, em Vinhedo, próximo à rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324).
O avião caiu em região residencial, conforme relatos e vídeos divulgados por moradores da região nas redes sociais.
Vinhedo fica a aproximadamente 95 quilômetros do Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, onde o avião pousaria, e a 927 quilômetros de Cascavel, de onde saiu.
Quantas pessoas morreram no acidente?
Não houve sobreviventes do acidente. As 62 pessoas que estavam na aeronave morreram. No início da noite, foram divulgadas as listas com os nomes dos passageiros que morreram no acidente e também dos quatro tripulantes.