Fundada há 29 anos, a Voepass é a companhia aérea mais antiga em operação no Brasil. Era dela a operação do avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (9). A aeronave transportava 61 pessoas que morreram no acidente, sendo 57 passageiros e quatro tripulantes e cuja lista de nomes já foi divulgada. Este é o primeiro acidente aéreo de uma aeronave da empresa.
Com sede em Ribeirão Preto (SP), a empresa faz voos diários entre Guarulhos (SP) e Caxias do Sul, e tem entre os destinos outras cidades do interior gaúcho, como Passo Fundo, Santo Ângelo, Santa Maria e Uruguaiana.
O nome atual surgiu em 2019, após a compra da MAP Linhas Aéreas, que atua no norte e no nordeste do país. Antes, a Voepass era chamada de Passaredo. Em 1995, a companhia surgiu como um braço de transporte aéreo da Viação Passaredo, que realizava viagens terrestres.
Em outubro de 2012, a Passaredo ingressou com pedido de recuperação judicial, processo que foi encerrado em 2017. Em 2015, a companhia aérea fechou acordo de code share (compartilhamento de código) com a Latam, que ficou autorizada a comercializar passagens em seu nome para viagens operadas pela Voepass — o modelo de venda de passagens ocorre até hoje. Parceria semelhante foi mantida com a Gol, entre 2017 e 2023.
Atualmente, a empresa tem 15 aeronaves em operação na sua frota, sendo duas do modelo ATR 42 e 13 do modelo ATR 72.
O avião que caiu em Vinhedo era o 16º em operação, também do modelo ATR 72.