Nova Petrópolis, na Região das Hortênsias, recebeu a confirmação por parte da Defesa Civil Nacional de um repasse de R$ 6.120.121,83 para custear a recuperação de três estradas no interior do município. O montante será investido nas estradas de Arroio Paixão, Linha Brasil Fundos e Linha Gonçalves Dias, que sofreram danos durante a tragédia climática de maio, que atingiu o Rio Grande do Sul.
De acordo com a prefeitura, os projetos seguem critérios técnicos exigidos pelo Governo Federal e foram cadastrados pela Defesa Civil Municipal e Secretaria de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. Os recursos ainda estão em fase de empenho no órgão federal, e não há data para serem repassados.
Segundo a Defesa Civil de Nova Petrópolis, os projetos atendem aos pontos de bloqueio na Rua Antonio Grasse, em Linha Brasil Fundos, Linha Gonçalves Dias e Rua Aloysio Arthur Mombach, no Arroio Paixão. As obras serão realizadas mediante processos de licitação, e não há previsão para início dos trabalhos.
No final de novembro, o prefeito, Jorge Darlei Wolf, e o vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, junto de vereadores da cidade, estiveram em Brasília e buscaram dar andamento aos projetos em uma audiência na Casa Civil.
— São pontos que foram gravemente afetados pelas chuvas e, portanto, exigem investimentos altos para a sua recuperação. De imediato protocolamos estes projetos junto à Defesa Civil Nacional, pois o Município não poderia arcar sozinho com estes custos. Porém, para receber o dinheiro, havia a exigência prévia de não mexer nessas áreas destruídas, o que nos impediu de fazer qualquer melhoria por conta própria — explica o prefeito de Nova Petrópolis.
68 áreas de risco
Um estudo feito pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) apontou que Nova Petrópolis tem 30 áreas com risco alto e 38 áreas com risco muito alto suscetíveis a deslizamentos, inundações, enxurradas, quedas de blocos e rastejos (movimento lento e contínuo do solo). O relatório indica que a zona rural foi a mais atingida durante o período de chuva e que ainda pode apresentar instabilidade de encostas ou enxurradas.
Desde que teve acesso ao relatório da SGB, a prefeitura de Nova Petrópolis já identificou medidas preliminares e iniciou obras de prevenção. Em paralelo, a administração vem tendo reuniões para orientar os moradores sobre ações preventivas em terrenos particulares e protocolos de evacuação de áreas de risco. Ainda, o estudo da SGB tem guiado a criação de novas diretrizes para as construções em Nova Petrópolis.