Cinco novos pontos de Caxias do Sul estão recebendo câmeras e radares para reforçar o sistema de cercamento eletrônico. Os aparelhos estão em fase de instalação e já foram posicionados em ruas como Vinte de Setembro e Duque de Caxias, no núcleo central. A expectativa é de que todos os aparelhos estejam implantados nos próximos dias.
Os identificadores são compostos de câmeras capazes de ler as placas e medir a velocidade de veículos que passam pelos pontos onde estão instalados. Os dados são cruzados com os bancos de dados das forças de segurança e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), permitindo, entre outras ações, verificar veículos roubados ou furtados. Também é possível traçar um histórico dos locais por onde um veículo passou em determinado período. Caxias já tem equipamentos do tipo operando em 17 pontos e todos os dados são recebidos no Centro Integrado de Operações (Ciop).
Ao todo, serão instalados 10 novos aparelhos, um para cada faixa de trânsito. Eles ficarão nos seguintes pontos:
- Três aparelhos na Rua Vinte de Setembro, quase na esquina com a Rua Venâncio Aires (são dois totens, mas um deles monitora duas faixas)
- Dois aparelhos na Rua Jacob Luchesi, entre a rótula com a Rua Ernesto Zanrosso e a RS-122
- Dois aparelhos na Av. Dr Mário Lopes, próximo à Associação Criança Feliz
- Dois aparelhos na Rua Visconde de Pelotas, pouco depois do cruzamento com a Rua Ernesto Alves
- Um aparelho na Rua Duque de Caxias, próximo ao cruzamento com a Rua Visconde de Pelotas
Embora auxilie na segurança pública, os locais escolhidos são pontos com alto risco de acidentes. O objetivo é fazer com que os motoristas respeitem o limite de 40 quilômetros por hora.
— Cada um deles substitui uma lombada física. Não gosto de colocar lombadas em ruas onde passa o transporte coletivo ou que tenham grande fluxo, porque prejudicam o trânsito. Então o controlador é a alternativa — explica o secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring.
Os aparelhos vão funcionar da mesma forma que os atuais, instalados nas perimetrais e outras vias de grande fluxo. Os modelos novos, contudo, são diferentes por serem de outro fabricante. A aquisição e instalação dos aparelhos é responsabilidade da empresa contratada pelo município para fornecer e manter os equipamentos do cercamento eletrônico.
Também como nos aparelhos já em funcionamento, o município não deve autuar motoristas flagrados acima da velocidade. Conforme Willenbring, os dados reunidos até agora apontam que 99% dos condutores respeitam o limite estabelecido. Entre aqueles que excedem a velocidade, há quem já foi identificado trafegando a até 150 km/h no anel perimetral, onde o limite é de 60 km/h. Por conta de casos assim, a prefeitura discute internamente a possibilidade de habilitar a emissão de autuações pelo sistema.