O avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, no início da tarde desta sexta-feira (9), é do modelo ATR-72-500. Com capacidade para 68 passageiros, a aeronave é projetada para ser utilizada em rotas regionais.
Segundo a companhia VoePass, 57 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo do avião. A prefeitura de Valinhos, cidade próxima, informou que não há sobreviventes. Inicialmente, as informações divulgadas davam conta de 58 passageiros, mas o número foi mais tarde revisado.
O ATR-72-500 é um avião bimotor turboélice com asa alta e cauda em T, fabricado pela francesa Avions de Transport Régional (ATR), uma das maiores fabricantes da aviação mundial. Uma das características do modelo é a facilidade em pousar em variados tipos e tamanhos de pistas.
O modelo pode voar a uma velocidade máxima de 510 km/h, em altitude de até 10 mil pés, o equivalente a 3 mil metros. O peso máximo suportado pelo avião é de sete toneladas.
A capacidade deste modelo pode variar entre 44 e 78 assentos. O ATR-72-500 tem 27m17cm de comprimento e 27m05cm de envergadura, ou seja, da ponta de uma asa até a outra. Mais de 1,6 mil aviões deste modelo já foram vendidos ao redor do mundo, em mais de 100 países.
O site da ATR informa que o modelo é projetado para curtas viagens e para eficiência energética no uso de combustível. A aeronave também é capaz de suportar, segundo a fabricante, "temperaturas extremas, altitudes elevadas, pistas curtas, estreitas e não pavimentadas, aproximação íngreme".
"Com sua estrutura mais leve, velocidade otimizada e um motor projetado para setores curtos, o ATR 72-600 é, de longe, a aeronave regional mais eficiente em termos de combustível. A vantagem de queima de combustível do ATR gera custos e emissões mais baixos e o torna a aeronave ideal para mercados regionais", diz a página oficial da ATR.
O avião que caiu nesta sexta saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). Modelo semelhante é utilizado em rotas entre a cidade paulista e Uruguaiana. Os voos de até 72 passageiros anunciados em julho para os aeroportos de Canela e Torres também seriam feitos com o ATR 72.