Por Alberto Delgado Neto, desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
O ano de 2024 surpreendeu o país com a maior catástrofe climática do Estado. Ninguém ficou imune à tragédia. Com o nosso Judiciário não foi diferente, eis que 20 prédios sofreram prejuízos com as enchentes. Mesmo em meio a um ano repleto de desafios, a Justiça conseguiu auxiliar a sociedade nos momentos mais críticos e também promoveu avanços nos serviços prestados, em sintonia com o progresso tecnológico.
Criamos um comitê de tribunais sediados no Estado, que obteve junto ao CNJ o repasse de multas pecuniárias de todo o Brasil, em quantia que ultrapassou R$ 200 milhões. Recursos que foram repassados, através da Defesa Civil do Estado, para 95 municípios em situação de calamidade pública.
A Justiça conseguiu auxiliar a sociedade nos momentos mais críticos
Nosso TJ foi o único que, mesmo em meio às enchentes, não parou de funcionar nem um dia. Um mutirão de magistrados, servidores e terceirizados garantiu a migração de 10,3 milhões de processos do eproc para a nuvem em tempo recorde. A iniciativa estava planejada para ocorrer em oito meses e acabou sendo efetivada em 21 dias. A transmissão e os testes iriam acontecer no decorrer do ano e a troca de sistemas estava prevista para o recesso. O caso foi um dos escolhidos neste mês no evento AWS re:Invent, em Las Vegas, na maior conferência existente no mundo no que se refere à computação em nuvem. Outro mutirão atuou em frentes que disponibilizaram novos documentos de vítimas das cheias, com especial atuação da Corregedoria-Geral da Justiça.
Divulgamos as entregas previstas no programa Judiciário Digital, estruturado em eixos estratégicos como computação em nuvem, inteligência artificial e a segurança cibernética.
Conquistamos o Prêmio CNJ de Qualidade 2024, na categoria Ouro, e atingimos 100% no IPC-Jus, que mede a eficiência dos segmentos da Justiça. Nossas redes sociais do TJRS ficaram no topo de estatísticas como envolvimento, visualizações e comentários entre todos os TJs do país. É o TJRS atuando intensamente em prol da sociedade e inserido definitivamente na esfera mais moderna da inovação e da tecnologia. Parabenizamos a todos e todas que fazem a justiça acontecer!