Carcaças de animais silvestres, pássaros em gaiolas sem autorização e 10 armas de fogo foram apreendidas em operação da Polícia Civil nesta quarta-feira (18). Equipes da Delegacia do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e policiais da 8ª Delegacia Regional de Caxias do Sul (8ª DPRI), cumpriram cinco mandados de busca e apreensão no município e em Terra de Areia, no Litoral Norte.
Conforme divulgado em rede social da Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), a operação investiga crimes como a caça ilegal de animais silvestres e o porte ilegal de armas de fogo. As práticas ocorreriam na Rota do Sol. Dois homens foram presos em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.
Ainda segundo o comunicado, a investigação é decorrente da Operação Rota Viva I, que apurou práticas de crimes ambientais cometidos na Área de Proteção Ambiental Rota do Sol (Apars), ainda em dezembro de 2023.
Além das armas e dos animais, munições de diversos calibres e petrechos utilizados para caça também foram apreendidos. A investigação aponta ainda que indivíduos com o Certificado de Registro regularizado junto ao Exército (o documento dá o direito de exercer atividades de caça, tiro desportivo e coleção de armas) vendiam munições de forma ilegal em Caxias e em Santa Catarina. Elas eram utilizadas por caçadores no interior da reserva da Rota do Sol para a caça ilegal de animais silvestres.