Já falei por aqui da importância de manter a sua rotina alimentar organizada, estipulando e respeitando horários, apesar dos desafios do confinamento. E para quem está atuando em esquema de home office, surgem alguns "obstáculos" no caminho: parar o trabalho para organizar as refeições, cozinhar, lavar a pilha de louça que resultado disso tudo e por aí vai.
A verdade é que planejamento é um ponto fundamental para isso dar certo. Mas como otimizar o processo? É possível se alimentar bem no home office, sem perder tanto tempo na cozinha? Qual é a melhor maneira de fazer isso? Para não viver de delivery e congelados ou ter de enfrentar diariamente uma montanha de louça suja na pia, é preciso se organizar.
Reuni três dicas bem práticas que vão te ajudar. Confira:
Saiba o que comer em cada refeição
Antes de pensar em cada refeição que você terá que fazer, saber o que precisa conter nela vai te ajudar na hora de pensar no cardápio do dia (ou da semana).
No café da manhã e lanches intermediários, por exemplo, insira ao menos uma porção de fruta, uma porção de gordura boa como castanhas ou pasta de amendoim e uma proteína como ovo ou iogurte.
Nas refeições principais, uma boa maneira de montar um prato nutritivo é preencher metade dele com vegetais, ¼ com carboidratos complexos (como arroz integral, batata, aipim e etc) e o outro ¼ com proteínas (de fonte animal ou vegetal).
Mas lembre-se que cada indivíduo tem suas necessidades nutricionais individualizadas. Procure um nutricionista para entender as suas.
Tire um dia da semana para o preparo dos pratos
Sabendo o que você precisa incluir em cada refeição, fica mais fácil fazer um cardápio semanal. Tire um dia da semana para isso. Organize o que você vai consumir, focando em aproveitar um mesmo alimento de maneiras diferentes.
Se você come carne, um bom exemplo é o peito de frango. Você pode diversificar o preparo dele para variar os pratos. Faça um pouco desfiado, um pouco em cubos, um pouco grelhado. Variar os molhos também ajuda: um dia peito de frango acebolado, no outro com molho vermelho, no outro com pesto caseiro. Enfim, use a criatividade!
Deixe as refeições porcionadas
Optar por cozinhar uma vez por semana vai agilizar o processo de preparo e principalmente de limpeza da cozinha. Cardápio pronto? Hora de posicionar as suas refeições para a semana.
Deixe-as já porcionadas, de preferência em potes de vidro, facilita ainda mais na hora de economizar tempo. A maioria dos alimentos pode ficar em potes na geladeira por, em média, três dias, mas você pode congelar os demais e ir descongelando durante a semana.
Ah, e não esqueça de organizar os lanches intermediários também, viu? Já deixa a frutinha lavadinha e separada ou o ovo cozido e descascado. Quanto mais processos você antecipar, melhor.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.