Se você já fez ou faz dieta, já leu e ouviu (muitas) dicas do que fazer e o que evitar, certo? E não importa a circunstância, em algum momento você criou a (falsa) crença de que para conseguir emagrecer, não deve comer carboidrato após as 18h – independentemente se é ou não horário de verão.
Quando me deparo com essa pergunta - e acreditem, ela surge muito!-, sempre me pergunto se os carboidratos consumidos à noite possuem calorias mágicas ou se eles têm algum relógio. Brincadeiras à parte, vamos entender melhor essa história?
Qualidade e quantidade importam
O que vai definir o sucesso do seu emagrecimento é a qualidade e a quantidade de cada nutriente que você irá consumir ao longo do dia. Princípio básico: para emagrecer, você precisa comer menos do que você gasta de calorias.
Se ao final do dia você consumir menos do que gastou, você irá emagrecer, com ou sem carboidratos no jantar. É claro que o tipo de carboidrato também importa, então esteja atenta para priorizar os corretos. Além disso, os carboidratos são parte importante da sua alimentação, e fazem parte de um hábito saudável.
Carboidrato antes de dormir faz bem
Nem tudo gira em torno do seu emagrecimento, certo? Seu corpo precisa estar saudável. A última refeição de dia prepara você para um jejum prolongado (quando estamos dormindo), então é importante que essa refeição seja completa e equilibrada. Se você priorizar os carboidratos complexos que são ricos em fibras, como alimentos integrais, esses também podem ser aliados da qualidade do seu sono.
O problema não está no horário
O valor nutricional do carboidrato não muda das 08 horas da manhã para as 9 horas da noite. Você pode comer macarrão em qualquer horário, desde que ele respeite suas necessidades nutricionais: quantidades moderadas, de preferência as opções integrais e acompanhado de outros nutrientes como fibras e proteínas. O que engorda não é o horário que você come, mas sim o que e quanto você está comendo. Comer em excesso engorda em qualquer horário do dia, assim como refeições desequilibradas.
Importante: lembre de sempre procurar um profissional para adequar sua alimentação às suas necessidades. Com ou sem carboidratos à noite, sua dieta precisa priorizar sua saúde e suas particularidades.
Paula Mar Pinto tem 28 anos e é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.