Qualquer mudança na rotina pode impactar na alimentação. Em tempos de confinamento, manter uma dieta saudável é ainda mais desafiador. Para que as refeições estejam organizadas, é preciso que o resto do dia também esteja alinhado.
Mas é muito mais fácil abrir aplicativos de entrega de comida ou se jogar nos lanches rápidos. Porém, agir assim pode custar caro à saúde no futuro.
Com uma alimentação desequilibrada, pode surgir a deficiência de nutrientes que prejudicam a produção de neurotransmissores– e isso pode causar modificações no humor. A ansiedade é um dos sintomas e com ela pode aumentar nosso apetite e desejo por alimentos ricos em açúcar e carboidratos.
Mas como manter seus cuidados com a alimentação durante a quarentena e manter o equilíbrio entre refeições e lanches? Separei algumas dicas que podem te ajudar.
Defina o horário de comer
Definir um horário para se alimentar é o primeiro passo. Com a rotina modificada e com home office, a gente tende a não cumprir regras e acaba ficando tudo meio bagunçado. Pula o almoço, belisca uma coisinha aqui. Determinar o horário de cada refeição e depois organizar o seu dia com base nelas é uma boa tática para não se perder.
Planeje as refeições com antecedência
Tem muita gente em home office e isso acaba fazendo você se acomodar por ter acesso aos alimentos mais facilmente. Organizar suas refeições com antecedência é importante para que, na hora de comer, você já tenha os alimentos certos preparados e evite atacar aquilo que for mais prático - e provavelmente menos saudável.
Tenha um plano alimentar
Ter um plano alimentar é a forma mais eficaz de saber quando, como e o que comer em cada horário do dia. Lembre que uma alimentação saudável não está associada somente a resultados estéticos, mas com sua saúde. Além de adequar sua alimentação às suas necessidades nutricionais individualizadas, um profissional consegue te orientar conforme a sua rotina específica.
Mantenha velhos hábitos
A sua rotina pode ter mudado, mas não abandonar hábitos antigos ajuda na hora de manter a alimentação saudável. Por exemplo, mantenha o seu horário de dormir, de acordar, arrume-se para trabalhar (mesmo que em casa), pratique alguma atividade física, de preferência no mesmo horário de sempre, e assim por diante. Isso faz com que sua mente entenda o mesmo padrão de comportamento e cuidar da alimentação se torna mais fácil.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.