Uma velha conhecida dos norte-americanos ganhou o coração dos brasileiros há pouco tempo. A pasta de amendoim chegou de mansinho, consumida principalmente pelos praticantes de atividade física, mas começou a conquistar espaço e hoje é fácil encontrá-la em qualquer esquina.
As versões são muitas, e também é fácil encontrar opções que agradem os mais diversos paladares. Apesar de muita gente já ter inserido a pasta de amendoim na sua rotina alimentar, ela ainda gera muitas dúvidas: é muito calórica? Tem muita gordura? Só posso consumir se praticar atividade física? Vou explicar alguns desses questionamentos hoje:
Apenas amendoim
Lembre-se que ter uma alimentação rica em alimentos in natura ou minimamente processados deve ser sua prioridade quando falamos em saúde. Uma boa pasta de amendoim é feita apenas de amendoim torrado e triturado até formar uma pasta cremosa. Para identificar o que contém no produto que você vai levar pra casa é preciso ler com atenção o rótulo do alimento. Algumas marcas acrescentam ingredientes como açúcar, óleos vegetais e gordura hidrogenada.
As propriedades do amendoim
Se você acha que a pasta de amendoim é apenas saborosa, saiba que ela também é muito nutritiva! Possui todos macronutrientes, é composto 50% de gorduras, 25% de proteína, 20% de carboidrato e 5% de fibras.
O amendoim é rico em potássio que auxilia na melhora do funcionamento muscular, prevenindo câimbras e promovendo o relaxamento dos músculos. Também possui boas quantidades de vitamina B6, nutriente importante para a imunidade. Rica ainda em vitamina E, com ação antioxidante, que ajuda no combate aos radicais livres, evita o envelhecimento precoce e também pode prevenir doenças crônicas e degenerativas.
Mas e a quantidade de gordura?
Entenda: a gordura é fundamental para nossa saúde. Está relacionada com o controle de temperatura corporal, com a síntese de hormônios e é uma ótima fonte energética. As gorduras que encontramos no amendoim são as famosas "gorduras do bem", as mesmas que encontramos no abacate, por exemplo. Metade das gorduras do amendoim é composta por ômega 9, o mesmo ácido graxo do fruto e do azeite de oliva. O restante se divide em ômega 6 e dois tipos de gordura saturada: ácido palmítico e esteárico.
O alerta é para a quantidade consumida. Por ter alta densidade calórica, pois é rico em gorduras, é fácil ingerir muitas calorias em uma pequena quantidade. Uma colher rasa de sopa de pasta de amendoim tem em média 90 calorias, por exemplo.
Aumenta a saciedade e os níveis de energia
Como toda fonte de gordura, a pasta de amendoim também ajuda no aumento da saciedade. É um ótimo alimento para melhorar os níveis de energia e pode ser utilizado principalmente no pré-treino, para melhorar seu desempenho.
Um cuidado importante que se deve tomar envolve a procedência do amendoim, pois pode conter uma substância tóxica ao organismo. Procure por produtos que tenham selo da ABICAB para garantir que seja de boa qualidade.
Atenção também com alergias: a reação ao amendoim é uma das mais comuns e representa 90% dos casos de alergias alimentares. Procure sempre um nutricionista para alinhar suas necessidades nutricionais.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?. Escreve semanalmente em revistadonna.com.