Seja pela correria do dia a dia ou pela pressa para obter resultados rápidos, pular refeições é um hábito mais comum do que se imagina. Muitas vezes a rotina acelerada acaba se tornando a principal desculpa para não dar atenção necessária à alimentação diária. Saiba, no entanto, que isso pode acabar sendo prejudicial de várias maneiras.
Sem os nutrientes necessários
Cada refeição do dia tem uma função importante e fornece nutrientes essenciais para sua saúde. Seu nutricionista calcula suas necessidades individuais e monta os pratos baseado naquilo que seu corpo precisa. Se você pula uma refeição, deixa de consumir os nutrientes que deveriam estar presentes na sua alimentação. Pense nas suas refeições como um quebra-cabeças perfeito para você: cada peça é importante para que ele esteja completo. Se organize e siga o que foi planejado.
Desequilíbrio pode levar ao aumento da fome
Além da ingestão de nutrientes, outro fator importante quando falamos no planejamento de refeições é a sinalização de fome e saciedade. Se você está passando por uma reeducação alimentar e tem como objetivo perder peso, a sensação de fome exacerbada pode acabar te atrapalhando. Você pulou uma refeição porque estava muito ocupada ou não estava com fome (ainda). Acontece que a chance de a fome aparecer depois e de forma avassaladora acaba sendo maior e assim fica difícil se sentir saciada. Você acaba comendo mais do que o planejado e isso te deixa mais longe do seu objetivo, não é?
Comer menos não faz você queimar gordura
Você deixou aquele projeto verão para os 45 do segundo tempo e sai cortando desesperadamente refeições na busca por resultados rápidos? Tenho más notícias: comer muito menos do que seu corpo precisa nem sempre faz você queimar mais gordura.
Isso acontece porque seu corpo precisa de uma quantidade mínima para exercer suas funções, e consumir menos do que isso faz com que seu organismo entre em alerta. Isso significa preservar suas reservas de gordura, e não o contrário.
Quer resultados eficientes? Siga o que foi planejado pelo seu nutricionista. Cuide da sua alimentação com a atenção que ela merece e assim eu garanto que você terá os resultados desejados.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?. Escreve semanalmente em revistadonna.com.