A rotina de todo mundo mudou e precisamos nos adaptar a este momento. Nossa dinâmica alimentar também necessita de ajustes e, com isso, surgem muitas dúvidas e dificuldades de como armazenar alimentos perecíveis. Veja algumas dicas para que estes itens durem mais tempo, evitando tanto o desperdício quanto sair muitas vezes de casa para repor a despensa.
Recomendações de refrigeração
Após lavar as hortaliças, você deve secar as folhas e armazená-las sob refrigeração a 5°C por no máximo três dias. Frutas e legumes, se estiverem íntegros, devem ser armazenados em temperatura ambiente. Recomenda-se que no caso de frutas ou legumes cortados, sejam guardados sob refrigeração em recipientes de vidro a 5°C.
Armazenando alimentos no congelador ou no freezer
Outra opção para aumentar a durabilidade dos alimentos é congelando, mas são necessários alguns cuidados importantes. O primeiro é higienizar bem os alimentos. As hortaliças devem passar pelo processo de branqueamento: ferver rapidamente com a finalidade de inativar as enzimas e diminuir a carga microbiana, e assim eliminar algumas bactérias.
Em seguida, é necessário colocar as hortaliças em água e gelo para interromper o cozimento. O tempo de fervura de cada hortaliça varia de acordo com a tabela abaixo:
Por quanto tempo os alimentos duram no freezer?
De forma geral, a validade das hortaliças congeladas é de 12 meses, das frutas seis meses e de temperos três meses. Separei dicas de como armazenar 12 diferentes alimentos para otimizar o aproveitamento na sua quarentena. Confira:
Abobrinha
Congele crua, já higienizada e cortada em cubos ou rodelas. Dura até seis meses congelada.
Aipim
Deve ir ao freezer cru depois de higienizar e cortar em pedaços. Dura até seis meses congelado.
Banana
Descasque, corte em rodelas e congele. Dura até seis meses.
Beterraba
Higienize, corte em cubos ou rodelas e cozinhe por cinco minutos. Depois é só congelar. Dura até oito meses congelada.
Berinjela
Higienize, corte em rodelas e cozinhe por quatro minutos. Depois, é só congelar. Dura até oito meses congelada.
Brócolis
Higienize e cozinhe no vapor por quatro minutos e então congelar. Dura até 12 meses congelado.
Cebola
Congele picada ou em rodelinhas. Dura até 10 meses congelada.
Cenoura
Higienize e corte em cubos ou rodelas, cozinhe por cinco minutos e então congele. Se preferir, rale e congele crua. Dura até 12 meses congelada.
Couve
Higienize e cozinhe em água fervendo por dois minutos. Dura até 12 meses congelada.
Espinafre
Higienize e pique ou separe as folhas. Cozinhe por dois minutos e congele. Dura até 12 meses congelado.
Moranga
Corte em pedaços ou cubos e cozinhe por dois minutos e congele. Dura até 12 meses congelado.
Tomate
Congele cru após higienizar e corte em cubos. Dura até seis meses congelado.
Dica
Não esqueça de identificar os alimentos. Para utilizar depois de congelado, é só cozinhar normalmente ou tirar do freezer 12h antes deixando na geladeira. Não é recomendado descongelar e congelar novamente por causa da proliferação de bactérias com alteração de temperaturas.
Preste atenção!
Vale ressaltar que a ANVISA recomenda que o local de armazenamento dos alimentos deve ser limpo, impedir a contaminação e/ou a proliferação de microrganismos, os recipientes e embalagens devem estar protegidos da luz do sol, umidade e calor excessivo.
As embalagens devem ser mantidas organizadas e separadas por tipo ou grupo.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.