As casas de veraneio predominavam na paisagem de Capão da Canoa na década de 1960. Na área central, perto da praia, os primeiros edifícios, ainda baixos, eram construídos. O cinejornal Atualidades Gaúchas, da Leopoldis-Som, apresenta o balneário no verão de 1964. Capão da Canoa ainda era um distrito de Osório.
Os hotéis eram opção para hospedagem na temporada. Rochester, Bassani, Beira Mar, Balneário Rio Grandense e Monteiro ocupavam prédios perto do mar. Nos jornais, os classificados ofereciam apartamentos e casas para aluguel. As festas e bailes ocorriam na Sociedade dos Amigos do Capão da Canoa (SACC).
Com o crescimento do balneário, sempre foi um desafio acompanhar a evolução dos serviços públicos. Em 1964, o Jornal do Dia e o Diário de Notícias divulgaram problemas no fornecimento de energia elétrica e no abastecimento de água.
A viagem dos porto-alegrenses começava pela Estrada Velha (ERS-030), por Gravataí e Santo Antônio da Patrulha. No trecho de Osório a Morro Alto, veranistas viajavam pela BR-101. A estrada entre Morro Alto e Capão da Canoa (atual ERS-407) ainda era de terra.
Três empresas de táxi-aéreo ofereciam, diariamente na temporada, viagens de avião para passageiros e envio de encomendas, operando nos pequenos aeroportos de Tramandaí, Capão da Canoa e Torres.
Origem de Capão da Canoa
A emancipação de Capão de Canoa ocorreu por lei de 12 de abril de 1982. O município é dividido atualmente em 11 balneários. Os veranistas começaram a chegar na década de 1920. A partir de 1933, a localidade fez parte de Cornélios, o sexto distrito de Osório. A sede do distrito acabou transferida para Capão da Canoa na década de 1950.
Um dos primeiros nomes da localidade foi Arroio da Pescaria. De acordo com pesquisadores, o nome Capão da Canoa está relacionado a uma canoa em um capão, área de mato, de fazenda da região. No livro Origem dos nomes dos municípios gaúchos e seus distritos, Jacy Waldyr Fischer aponta que "tudo leva a crer que alguém costumava guardar sua canoa no capão aí existente, daí originando-se o topônimo".