Depois de ser criado por lei em novembro 1965, o município de Cachoeirinha foi instalado em 15 de maio de 1966. É a data de comemoração do aniversário de emancipação do antigo distrito de Gravataí. Uma pequena queda d'água deu nome à localidade. Onde fica? O historiador Guilherme Dias da Silva, do Arquivo Histórico de Cachoeirinha, conta que ficava no Rio Gravataí, perto da atual ponte de entrada do município pela Avenida Flores da Cunha.
A cachoeira virou ponto de referência da região. A principal propriedade rural era conhecida popularmente como fazenda ou chácara "da cachoeira". A sede da fazenda é imóvel tombado pela prefeitura e fica dentro da área conhecida por Mato do Júlio. Como a queda d´água atrapalhava a navegação, principalmente nos períodos de estiagem, o governo do Estado determinou a destruição da rocha. As obras para melhorar a navegabilidade começaram em 1917 e seguiram até o final da década de 1920, incluindo a demolição de uma antiga ponte de pedra, ao estilo da Ponte dos Açorianos, de Porto Alegre.
Quando era distrito de Gravataí, parte da área de Cachoeirinha pertencia ao coronel João Batista Soares da Silveira e Souza. Depois da morte do proprietário, em 1924, herdeiros começaram a vender terras, o que permitiu ocupação maior. O primeiro loteamento foi a Vila Cachoeirinha. Em 1925, foi construída a ponte de ferro, símbolo do município, já desmontada.
Questionei o historiador Guilherme Dias da Silva sobre fotos da antiga cachoeira no Rio Gravataí.
— Infelizmente, nunca encontrei uma — respondeu com lamento.
Pela estimativa do IBGE, Cachoeirinha tem 132 mil habitantes.
Origem dos nomes de municípios do RS