Leandro Staudt

Leandro Staudt

Desde o ano 2000 na Rádio Gaúcha, é apresentador do programa Gaúcha+. Sempre curioso sobre a vida no passado, o jornalista adora boas histórias. Na coluna em GZH traz curiosidades sobre fatos, lugares, empresas, produtos e pessoas.

História
Notícia

Como uma anta gorda virou nome de município no RS

Anta Gorda fica no Vale do Taquari

Leandro Staudt

Enviar email

O município de Anta Gorda, no Vale do Taquari, foi distrito de Lajeado e Encantado. A região de matas, entre os rios Guaporé e Forqueta, recebeu muitas famílias italianas. Chegaram os Miotto, Triches, Pasquale, Benvenuto, Botolli, Goldoni, Matiello, Grando, Andrighi e outros imigrantes que cruzaram o Atlântico em busca de uma vida nova. Com o grande número de italianos, devido às diferenças culturais, os poucos alemães e poloneses deixaram as áreas já ocupadas na região.

O curioso nome está relacionado, sim, a uma anta, que era gorda. A caça foi importante para a alimentação das famílias nos primeiros tempos da colonização. O animal que deu origem ao nome foi abatido nas proximidades da atual sede do município. Um antigo morador, Demétrio Zuffo, 97 anos, publicou livro sobre a história. Residindo atualmente no Pará, ele conta que o bicho foi abatido perto de um acampamento de agrimensores, que mediam as terras. Como nenhuma área tinha nome, quando queriam fazer referência ao ponto, passaram a citar a anta gorda. Não foi o único animal a denominar áreas da região. Zuffo lembra de localidades que eram chamadas de Burro Feio e Cachorro Morto.

A anta gorda passou a nomear um arroio e, consequentemente, toda a localidade. Quando a região foi oficializada como 4º distrito de Lajeado, em 1910, até tentaram trocar o nome. Renomearam como Carlos Barbosa, em homenagem ao então presidente do Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa Gonçalves. É claro que o nome não pegou. Moradores continuaram falando o nome antigo. Em 1912, a resistência deu resultado. O distrito foi reconhecido com o nome Anta Gorda. 

Depois da emancipação de Encantado, em 1915, Anta Gorda passou a ser o 2º distrito do novo município. Outra mudança viria apenas na década de 1960. Em 8 de dezembro de 1963, ocorreu o plebiscito para a população responder se queria a emancipação ou continuar vinculada a Encantado. Pela votação, foram 1.209 favoráveis e 223 contra a emancipação, reconhecida por lei em 26 de dezembro de 1963. As primeiras eleições municipais ocorreram em março de 1964, com um único candidato a prefeito, Arminho Miotto, presidente da comissão pró-emancipação. Pela estimativa do IBGE em 2021, o município tem aproximadamente seis mil habitantes.

Os descendentes dos imigrantes que rejeitaram a troca de nome em 1912 mantêm o orgulho do animal que é símbolo do município. A estátua de uma anta gorda está em destaque, junto ao chafariz, na praça da cidade. 

Origem dos nomes de municípios do RS

Alvorada

Doutor Ricardo

Porto Alegre

Salgado Filho

Segredo

Tio Hugo

Travesseiro

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Hoje nos Esportes

17:30 - 18:50