O município de Travesseiro fica no Vale do Taquari. Com aproximadamente 2,5 mil habitantes, é formado por descendentes de alemães e italianos. Depois de mobilização da comunidade, o então distrito do município de Arroio do Meio conseguiu a emancipação em 1992. O nome gera curiosidade. Automaticamente, pensamos no travesseiro macio e cheiroso para dormir, mas a origem é outra. Nenhum travesseiro de penas, palha ou espuma inspirou os antigos habitantes.
De acordo com a prefeitura de Travesseiro, baseada em registros históricos, o local foi nomeado pelos colonizadores, em referência ao processo de travessia pelo Arroio Jacaré, atualmente chamado de Rio Forqueta. Portanto, era um ponto de passagem pela água. Travesseiro viria de travessia. A explicação consta no novo livro Travesseiro ... Nossa terra, nossa gente, nossa história, lançado na XV Feira do Livro do município, realizada hoje (20) e amanhã (21).
O município é formado por muitas montanhas, que ocupam 75% do território. Entre os atrativos turísticos estão o Morro Pilão (Morro dos Pretto) e cachoeiras, além do Monumento dos Maragatos e da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora da Purificação. Travesseiro é destino de cicloturismo.
O movimento emancipacionista começou na década de 1980. No dia 20 de março de 1992, decreto do governador Alceu Collares, criou o município de Travesseiro. Em janeiro do ano seguinte, foi instalado oficialmente.
Origem dos nomes de municípios do RS