Um terremoto de magnitude 7,7 atingiu o centro de Mianmar nesta sexta-feira (28), causando estragos e deixando desaparecidos e mortes. Os fortes tremores foram sentidos ainda nas vizinhas China e Tailândia.
Ao menos 20 pessoas morreram em um grande hospital da capital de Mianmar após o terremoto, informou uma fonte médica à AFP.
— Até o momento, 20 pessoas morreram depois que chegaram ao nosso hospital. Muitas pessoas ficaram feridas — declarou um médico do hospital geral de Naypyidaw, que tem mil leitos.
Na Tailândia, foram pelo menos três mortes. Em Bangcoc, um prédio de 30 andares em construção desabou deixando trabalhadores presos depois do terremoto. O arranha-céu, localizado no norte da capital tailandesa, foi reduzido a escombros em poucos segundos.
O vice-primeiro-ministro Phumtham Wechayachai disse aos repórteres que pelo menos três trabalhadores morreram e 81 ficaram presos nos escombros, uma mistura de sucata e fragmentos de blocos de cimento.
— Quando cheguei para inspecionar o local, ouvi pessoas pedindo ajuda — disse Worapat Sukthai, vice-chefe de polícia do distrito de Bang Sue, à AFP.
— Nunca vivenciamos um terremoto com impacto tão devastador — completou.
Até o momento, foram contabilizados 144 mortos pelo desastre.
Terremoto
O epicentro do terremoto foi localizado a 16 quilômetros da cidade de Sagaing, em Mianmar, a uma profundidade de 10 quilômetros, por volta das 12h50min (horário local), informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Jornalistas da AFP em Naypyidaw disseram que as estradas em Mianmar estavam colapsadas devido à força do terremoto e que os telhados dos prédios foram arrancados.
A equipe da agência estava no Museu Nacional quando o prédio começou a tremer. Partes do telhado cederam e paredes racharam enquanto trabalhadores uniformizados, alguns chorando e tremendo, corriam para fora. Outros pegavam seus celulares para ligar para seus familiares.
Além de Mianmar e Tailância, o terremoto também atingiu a província de Yunnan, na China, na fronteira com Mianmar, de acordo com o Centro de Redes Sísmicas da China (CENC), que estimou sua magnitude em 7,9.