Sempre tive curiosidade para entender a origem do nome do município de Formigueiro, na Região Central do Rio Grande do Sul. Naturalmente, vinha à mente uma gigante casa de terra, uma pequena montanha construída pelas formigas. Talvez abrigaria a rainha mais famosa daqueles campos, perto de Santa Maria. Quem sabe um viajante ficou impressionado com a colônia de insetos, indicando o formigueiro como ponto de referência daquele território. Nada disso. Eu, como provavelmente muitos de vocês, estava errado.
A versão difundida para explicar o nome envolve uma comissão de engenheiros. Em data incerta, quando passavam pela região, eles ficaram surpresos com o número de carretas. O ponto de parada para descanso parecia um "formigueiro" de carretas e carreteiros. O uso da palavra no sentido figurado teria dado nome ao futuro município. Em uma praça da cidade de Formigueiro, uma carreta faz referência à origem: "Formigueiro das Carretas".
De acordo com a prefeitura de Formigueiro, o primeiro estabelecimento do território foi a fazenda São João, em 1750, uma estância de índios catequizados pelos jesuítas. Em 1827, o povoado de Formigueiro virou distrito de Cachoeira do Sul. Em 1876, chegaram famílias de imigrantes alemães e, em 1910, vieram os italianos.
A paróquia de Formigueiro foi criada em 1938, subordinada à Diocese de Santa Maria. O padroeiro é São João Batista, por isso o mês de junho tem festa importante no calendário. Depois de pertencer administrativamente a Cachoeira do Sul, Formigueiro também foi distrito de Caçapava do Sul e São Sepé. Emancipado em 9 de outubro de 1963, o município tem 6,5 mil habitantes na estimativa do IBGE em 2021.
Quem nasce em Formigueiro é formigueirense.
Veja também a origem dos nomes de outros municípios do RS