O presidente da República João Goulart inaugurou em 11 de setembro de 1963 o trecho da BR-2 (atual BR-116) entre Pelotas e Porto Alegre. Ao lado do governador Ildo Meneghetti, fez a entrega oficial de 244 quilômetros depois de 15 anos de obras. A estrada foi liberada ao tráfego dos veículos de forma gradual durante o período. Os trabalhos do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DAER) para melhorar a ligação com o Sul do estado começaram em outubro de 1948, com quatro empresas contratadas.
No início da década de 1960, a conexão da capital gaúcha com o porto de Rio Grande deixou de exigir a travessia em barcas. Em 7 de julho de 1962, o governador Leonel Brizola entregou a importante ponte sobre o Canal São Gonçalo, em Pelotas. A obra acabou com as incômodas travessias pela água. As barcas levavam passageiros, automóveis e muitos caminhões. A construção da ponte durou quatro anos, começou com o DAER e foi concluída pelo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER). Na grande enchente de 1959, precisou ser interrompida.
O filme O Aspecto Rodoviário do Rio Grande do Sul, produzido pela Leopoldis-Som para o Daer em 1953, traz imagens das obras da rodovia BR-2 e da operação das barcas entre Pelotas e Rio Grande. Mesmo sem pavimentação, a estrada de terra já era aproveitada pelos motoristas.
Antes da conclusão da estrada Porto Alegre - Pelotas, já estava liberada outra obra fundamental para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, o complexo de pontes sobre o Delta do Jacuí, incluindo a primeira Ponte do Guaíba, com o vão móvel. Sem as pontes, a travessia do Guaíba também exigia o uso das barcas.
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