A Avenida Mauá surgiu na década de 1920 com o aterramento do Centro Histórico de Porto Alegre para a nova zona portuária. Ela cortava a região do porto, com os armazéns de um lado e novos prédios do outro. Na enchente de 1941, a água chegou a quase dois metros de altura na via paralela aos armazéns do Cais Mauá.
Três décadas depois da cheia, um muro foi construído ao lado da avenida para proteger o Centro. A Cortina de Proteção, nome técnico da estrutura, foi erguida entre 1971 e 1974, na gestão do prefeito Telmo Thompson Flores. Com o paredão de concreto, não foi mais possível ver o outro lado. Na década de 1980, outra obra separou a cidade do Guaíba. A linha do trensurb ficou ao lado da Avenida Mauá.
Nas últimas décadas, muito se discutiu sobre a derrubada do muro e outras alternativas de proteção contra enchentes. Questionado sobre como era a região antes do Muro da Mauá e do trensurb, busquei fotos com o médico e pesquisador Ronaldo Bastos, que reúne um gigantesco acervo de imagens antigas de Porto Alegre. Um vídeo do Arquivo Nacional também nos revela a cidade a década de 1950, com o movimento de cargas no Cais Mauá, ainda sem o muro.
Ouça o podcast Aconteceu em Porto Alegre sobre a enchente de 1941 e a construção do muro.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)