Os automóveis passaram a ser vistos em maior número na década de 1920 no Litoral Norte gaúcho. Eles substituíram, aos poucos, as viagens de carroça ou de barco. Os balneários começaram a atrair veranistas ainda no final do século 19. Em 1888, o Hotel da Saúde já recebia famílias que buscavam o poder curativo do mar em Tramandaí. O primeiro automóvel foi visto no balneário em 1912.
Com base em relatos de antigos moradores, as pesquisadoras Leda Saraiva Soares e Sonia Purper, autoras do livro Tramandaí Terra e Gente, contam que um visitante se aventurou com um "Mercedes amarelo de propriedade do Sr. Santos Rocha" em 1912. À noite, o carro com os faróis acesos assustou muito os pescadores, que diziam ser "o diabo botando fogo pelas ventas".
Quanto tempo duravam as primeiras viagens? Em período de tempo seco, poderiam ser mais rápidas. Se o carro ficasse atolado, levariam muito mais tempo. Uma notícia no jornal A Federação em 5 de fevereiro de 1913 pode nos ajudar na busca pela resposta. O empresário Luiz Vitale deu início a uma linha de automóveis de Porto Alegre para "as praias de banho de Tramandahy e Cidreira". A primeira viagem foi com as famílias de Leopoldo Deixheimer e do médico Carlos Leite.
A viagem de aproximadamente 120 quilômetros durou seis horas. O carro chegou a Tramandaí às 13h30 e seguiu para Cidreira depois do almoço. O texto não descreve o percurso. Conversando com o historiador Rodrigo Trespach, podemos supor que usaram o caminho das antigas diligências de carroças, passando por Gravataí, Santo Antônio da Patrulha e Osório. A Estrada Velha, atual RS-030, é só da década de 1930. O tempo entre Tramandaí e Cidreira foi de 38 minutos, pela beira da praia. Os autos retornaram em 4 de fevereiro, saindo de Tramandaí às 6h20 e chegando a Porto Alegre às 12h20, com "parada de uma hora para almoço e lubrificação das máquinas".
A empresa Cocheira e Garage Vitale ficava na Rua São Raphael, atual Avenida Alberto Bins. É bom lembrar que os carros eram raros ainda naquela época. O primeiro rodou em Porto Alegre em 1906, adquirido pelo empresário Januário Grecco.
O pesquisador Felipe Kuhn Braun revela que o dono de curtume Albino Momberger e a família fizeram em 1924 a primeira viagem de automóvel do Vale do Sinos até Tramandaí. No livro Tramandahy: as idas à praia no início do século XX, conta que o trajeto foi vencido em 12 horas por estradas de areia até Osório e no campo, seguindo rastro das carretas até a praia. As famílias saíam de São Leopoldo e Novo Hamburgo de madrugada.
As viagens de automóveis foram um avanço mesmo antes da construção das estradas. As famílias puderam chegar mais rápido às praias. As viagens de carroça levavam dias. Em breve, contarei na coluna um pouco destas aventuras nas diligências rumo ao litoral.
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