Os mormacenses já estão acostumados com os questionamentos sobre o nome do município. Por que é chamado Mormaço? Afinal, faz muito calor? Em busca de respostas sobre a origem, conversei com antigos moradores. Mormaço fica no norte do Estado, fazendo limite com Soledade, Espumoso e Victor Graeff. Em meio aos pinheirais, as primeiras famílias chegaram no início do século 20.
O marceneiro Osmaldo Delavy Schroeder conta que os avôs João Alberto Augusto Schroeder e Júlio Delavy estavam entre os primeiros habitantes da região. No meio do mato, a principal atividade econômica foi o corte dos pinheiros para serraria. Inicialmente, a localidade era chamada de Mundo Novo do Jacuí. Schroeder explica que os primeiros moradores trocaram o nome para Mormaço, inspirados no calorão, o abafamento, ou seja, o mormaço, principalmente depois da chuva no meio do mato.
Com evolução das lavouras, a área de floresta já é menor, mas o agricultor e comerciante aposentado Edemar Musskopf garante que continua o calor, acima da média da vizinha Soledade. Integrante da comissão para emancipação de Mormaço, ele recorda que alguns moradores sugeriram a troca do nome na época. Musskopf bateu pé e conseguiu a manutenção. O 4º distrito de Soledade se emancipou em 20 de março de 1992.
Com pouco mais de três mil habitantes, Mormaço tem a base da economia na agricultura, principalmente lavouras de soja. Em fevereiro deste ano, foi inaugurada a Praça Nossa Senhora dos Navegantes, com imagem de seis metros altura da padroeira do município. É uma aposta para o turismo.
Sobre o nome Mormaço, o prefeito Rodrigo Trindade comenta que gera muitas brincadeiras e dúvidas sobre o calor na cidade.