Antes da construção da freeway em 1973, as viagens de ônibus para as praias do Litoral Norte eram mais demoradas e desconfortáveis. O primeiro veículo da Unesul saía da rodoviária de Porto Alegre de madrugada, às 4h45, rumo à Torres. Os coletivos seguiam pela Avenida Assis Brasil rumo à Estrada Velha (ERS-030).
Em Santo Antônio da Patrulha, ocorriam paradas para café, almoço e jantar. Em muitos ônibus, um compartimento de bagagem ficava no teto. Quando chegavam a Tramandaí, a viagem seguia pela beira da praia até Torres. Lonas cobriam as bagagens transportadas em cima dos ônibus.
Fundada em 30 de setembro 1964, a Unesul acompanhou os últimos anos do auge da Estrada Velha e a nova freeway. Em 1967, a empresa de ônibus assumiu em definitivo o controle acionário da Expresso Santos Dumont, concessionária das linhas para o Litoral Norte.
De acordo com a Unesul, o trecho de Porto Alegre a Santo Antônio da Patrulha era percorrido em duas horas. Até Osório, eram três horas. Os veranistas e moradores chegavam a Tramandaí depois de 3h35 da partida de Porto Alegre.
A freeway aumentou o número de veranistas do Litoral Norte, consequentemente a oferta de horários das viagens na rodoviária. Com menos tempo na estrada, a empresa também conseguiu fazer mais viagens com a frota disponível.
A RS-17 (ERS-030), entre Gravataí e Osório, foi concluída pelo governo do Estado no início de 1939. Antes da obra realizada pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), motoristas rodavam nos antigos caminhos das carretas puxadas por bois.
Controle de velocidade com cartão
O policiamento de estradas estaduais começou na década de 1950 no Rio Grande do Sul. O Daer criou a Polícia Rodoviária.
Editado em 1954, documentário Rodovias Policiadas, da Leopoldis-Som, mostra a formação e atuação dos primeiros policiais rodoviários. Feita para exibição nos cinemas, a produção mostra também como era o controle de velocidade nas viagens entre Porto Alegre e o Litoral Norte pela Estrada Velha. No primeiro posto de controle, o motorista recebia um cartão onde era carimbada a hora de chegada ao próximo posto. O limite de velocidade era de 60 km/h. Se a chegada ocorria antes do previsto, ficava provado o desrespeito ao limite.
Veja vídeo antigos de estradas do Rio Grande do Sul:
- Como era a Estrada Velha antes da construção da freeway
- Como era a rodovia de Osório a Torres antes do asfalto
- A estrada de Porto Alegre a Pelotas antes do asfalto
- Como era a travessia do Guaíba antes das pontes
- Veja a freeway na inauguração, em 1973
- Como era a ponte em arco sobre o Rio das Antas na época da inauguração