Quando o jingle é bom, fica eternizado na memória dos consumidores. É o caso da propaganda do Café Haiti. Uma música simples, alegre e contagiante, como o aroma do cafezinho no ambiente. No rádio e na TV, o jingle foi reproduzido. Lauro Quadros, Ruy Carlos Ostermann, Paulo Sant'Ana e a turma do Sala de Redação o cantavam na Rádio Gaúcha.
Depois de vários anos à frente da Confeitaria Paris, o imigrante italiano Paschual Longoni comprou em 1949 a Padaria e Confeitaria Popular, na Rua Coronel Genuíno, no centro de Porto Alegre. No negócio, trabalharam esposa, filhos e genros, incluindo João Klee. Além de pães e doces, a empresa investiu na produção de café, com as marcas Soberbo e Dominador.
A marca que daria fama à família surgiu após a importação de máquinas italianas de café expresso, revendidas pela empresa Haiti Corporation. O nome Haiti estava estampado nos equipamentos. Longoni recebeu autorização para usar a marca, nascendo o icônico Café Haiti no mercado gaúcho.
Na década de 1950, diante da concorrência das máquinas em outras confeitarias, Longoni contratou a agência Farol Publicidade, do publicitário João Firme, que produziu anúncios para mídia impressa e o jingle para o rádio. Como esquecer da letra e da melodia cantarolada por várias gerações de gaúchos?
Que gostoso é o Café Haiti
Tá fazendo na cozinha, tá cheirando aqui
Haiti, Haiti, Haiti
Em parceria com o Café Indiana, na Rua dos Andradas, Longoni oferecia o Café Haiti. Em 13 de julho de 1955, o empresário inaugurou a Padaria e Confeitaria Haiti, o Café Haiti, na Avenida Otávio Rocha. A empresa completará 70 anos em 2025. João Antonio Longoni Klee, neto do fundador, trabalhou no local de 1972 até 2016, quando a operação foi vendida. Ele continua frequentando o Haiti como cliente.
— A grande expansão do café ocorreu com a repercussão do jingle. O Haiti chegou a ser campeão de vendas no Estado — recorda Klee.
Desde a década de 1980, a família fundadora já não estava mais na fábrica do Café Haiti. O Grupo Zaffari comprou a Indústria Alimentícia Haiti Plic Plac Ltda, ficando com a tradicional marca e o jingle, mantido nas propagandas.
O Grupo Zaffari continua proprietário da marca Café Haiti, comercializado atualmente nas lojas da bandeira Cestto.
Relembre do jingle do Café Haiti:
Conheça a história de indústrias do RS:
- Cervejaria Bopp
- Cervejaria Continental
- Cervejaria Polar
- Chocolate Neugebauer
- Companhia Fábrica de Vidros Sul-Brazileira
- Fábrica Rio Guahyba Fiação e Tecelagem
- Fogão Geral
- Fogão Wallig
- Fruki
- Gerdau
- Geladeira Steigleder
- Mercur
- Moinho Germani
- Pastelina
- Pepsi
- Rádio Teleunião
- Renner
- Springer e o televisor Admiral
- Xalingo