O Edifício Mesbla já foi ponto de parada obrigatória para muitas famílias no Centro Histórico de Porto Alegre. O prédio de 10 andares, com tijolos à vista, fica na esquina das ruas Voluntários da Pátria e Coronel Vicente. Com projeto do arquiteto Arnaldo Gladosch, no estilo da Escola de Chicago, a obra da construtora Ernesto Woebcke foi inaugurada em 1950.
A Mesbla recebeu os primeiro clientes no local em 3 de novembro, transferindo a filial que ficava na Rua Sete de Setembro. O térreo, a sobreloja e o segundo pavimento abrigaram a loja de departamentos. Os outros sete pavimentos ganharam salas de aluguel para escritórios.
Na época da inauguração, era uma área nobre da cidade. A obra privilegiou, na esquina, a entrada da loja pela calçada, com um espaço protegido da chuva. Os clientes chegavam a pé. Nos fundos do Edifício Mesbla, fica outro prédio projetado pelo mesmo arquiteto, também com tijolos à vista. O CIEE-RS está preparando o imóvel da antiga Mesbla Veículos para utilizar na capacitação e atendimento de jovens e empresas participantes dos programas de estágio e de aprendizagem.
Depois da falência da varejista, em 1999, o Edifício Mesbla foi comprado pela Ulbra. Em 2010, com as dificuldades financeiras da universidade, foi tomado pela União. O edifício abriga atualmente a sede do campus de Porto Alegre do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).
A Mesbla, fundada em 1912 no Rio de Janeiro, foi a maior rede de varejo do Brasil. Depois de não resistir à década de 1990, está voltando, com novos donos da marca, para vendas exclusivamente on-line.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)