A história de uma cidade também é contada pelo seu comércio. Quantas lojas marcaram época, criaram a fidelidade dos clientes e ficaram na saudade? Muitas redes de varejo importantes já fecharam as portas. O quinto episódio da temporada do podcast Aconteceu em Porto Alegre recebe a escritora e publicitária Paula Taitelbaum. Ela e Eduardo Bueno são autores do livro Porto Alegre na vitrine: memória do comércio varejista da capital gaúcha.
Você é nosso convidado para este papo cheio de lembranças. Um mergulho na história da cidade onde surgiram lojas como Manlec, Imcosul, J.H. Santos e tantas outras.
A J.H. Santos, por exemplo, é lembrada até hoje pela tradicional promoção "Barbadíssimas J.H. Santos". Talvez, foi o primeiro crediário de muitos gaúchos. A rede de lojas teve a falência decretada em 1997, encerrando uma história de 82 anos marcada por pioneirismo, expansão, acidentes aéreos e derrocada.
Um slogan famoso do comércio era "Sal, sol, sul, Imcosul". A rede de lojas foi fundada em 1935 como Hunsche & Cia Ltda. Na década de 1970, o fundador Werner Hunsche vendeu 50% para o Grupo Maisonave, já com o nome Imcosul. No auge, chegou a ter 62 lojas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A empresa entrou em decadência e, no início da década de 90, já estava apenas com o Hipo, shopping de fábrica que funcionou na esquina das ruas Dr. Flores e Voluntários da Pátria.
Ouça também outros episódios: