O Grupo Dimed, dono da rede de farmácias Panvel, vai trocar de nome em 2022. Com capital aberto e ações negociadas na bolsa de valores, será chamado Grupo Panvel, apostando na força da marca entre os consumidores. A rede tem mais de 500 lojas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.
A marca é muito conhecida, mas qual a origem do nome? Eu preciso voltar a 1973, ano de criação da Panvel em Porto Alegre. Os sócios de duas redes já importantes no mercado decidiram se unir. A Panitz e a Velgos não só juntaram as operações, mas os nomes. Com as sílabas iniciais das duas farmácias, nasceu a Panvel. A nova rede já começou com 33 lojas, uma das maiores do Brasil em número de filiais.
Panitz e Velgos eram parceiras desde 1967 na Dimed, uma central de compras de produtos. A distribuidora atendia as unidades das duas marcas e terceiros. A parceria das famílias Mottin e Pizzato, donas da Panitz, e Weber, da Velgos, gerou em 1969 a união dos laboratórios, com a marca Lifar.
O próximo passo foi a união das lojas, com um período de transição até todas apresentarem na fachada a marca Panvel. A rede cresceu. Em 1983, eram 73 farmácias. Os anos 2000 foram de grande ampliação das filiais. Como a colunista Giane Guerra revelou, a força da marca Panvel no varejo será usada agora no nome do grupo, dono também do Laboratório Lifar e da distribuidora Dimed.
Colabore com sugestões sobre curiosidades históricas, imagens, livros e pesquisas pelo e-mail da coluna (leandro.staudt@rdgaucha.com.br)