A borracha escolar é o produto mais popular da Mercur, mas a origem da indústria gaúcha não está nas salas de aula. A fábrica nasceu, há um século, para solucionar um problema dos motoristas de Santa Cruz do Sul. Carlos Gustavo Hoelzel, gerente de uma revenda e oficina de automóveis, precisava consertar pneus maciços danificados nas péssimas estradas. Sem uma cola adequada para o restauro, buscou solução com o apoio do irmão, o arquiteto Jorge Emílio Hoelzel.
Em noites de trabalho, os irmãos criaram fórmulas, fizeram experiências e descobriram os segredos da borracha. Eles também montaram as máquinas para aplicação. Em 11 de junho de 1924, fundaram a Hoelzel Irmãos, posteriormente transformada em Mercur S.A.. Com apenas três funcionários, a firma começou atuando no reparo de pneus e produção de artefatos de borracha para o mercado local.
A produção ficava nos fundos da agência de veículos Ford, que pertencia a Carlos Gustavo. Em 1932, os irmãos inauguraram novo prédio, no endereço onde a Mercur permanece até hoje em Santa Cruz do Sul. Os anos 1930 e 1940 foram de ampliação da produção, incluindo itens como câmaras para bolas de futebol, bolsas para água quente, borrachas escolares e bolas de tênis. A fábrica também fez botes infláveis e coletes salva-vidas para o Exército Brasileiro na Segunda Guerra Mundial.
As borrachas de apagar da indústria gaúcha estão na memória de muitas gerações de estudantes. O nome da borracha Prima vem da gíria "prima", ou seja, de primeira. Ela foi a primeira para apagar lápis de cor, tinta de caneta e lápis de escrever.
A Mercur entrou no mercado de plásticos em 1957, sendo pioneira no Estado. Nos anos 1970, enfrentou grande incêndio na fábrica e diversificou as operações, produzindo as raquetes de tênis Metalplas e as sandálias Mercurianas.
A indústria resistiu a momentos turbulentos da economia brasileira, de trocas de moedas e hiperinflação. No final da década de 1990, a empresa consolidou as operações em três principais áreas: escolar, saúde e laminados de borracha.
A Mercur ainda é uma empresa familiar. A terceira geração está à frente da gestão, já contando com a presença da quarta geração no negócio.
A origem do nome Mercur vem da mitologia romana, do deus Mercúrio, figura presente na logomarca estampada nos produtos. A empresa, que começou com três funcionários, chega aos cem anos com quadro de aproximadamente 700 colaboradores, sendo 390 apenas na indústria. A linha de produtos tem mais de 700 itens em saúde e 350 no segmento da educação.