O Grêmio já definiu que busca mais um jogador para a função de articulador no meio-campo. A providência está sendo tomada em virtude dos problemas que vêm sendo enfrentados por Jean Pyerre, desde setembro do ano passado.
Titular da posição desde abril de 2019, quando Renato sacou Luan, após uma derrota para a Universidad Católica, pela Libertadores, o meia de 22 anos fez 23 jogos, com cinco gols e quatro assistências, até sentir uma lesão muscular durante um treinamento em setembro. A previsão inicial era de que ficasse 15 dias afastado. Porém, a contusão foi bem mais grave e ele só voltou a jogar em março deste ano. Desde então, foram 174 dias sem jogar até que ele entrasse em campo diante do Pelotas, pelo Gauchão.
Após a volta, o camisa 21 pouco pode jogar, já que menos de 10 dias depois de recuperado, a pandemia de covid-19 paralisou todas as competições. A volta, em julho, foi em grande estilo e com direito ao gol da vitória do Gre-Nal disputado em Caxias do Sul.
Mas o bom recomeço voltou a ser atrapalhado pelo coronavírus, já que Jean Pyerre e a família precisaram conviver com a doença, que foi contraída por seu pai. Depois, com tudo normalizado e seu maior incentivador recuperado, o jogador voltou a se lesionar no começo de setembro, contra o Sport, e quando se preparava para voltar depois de quase 30 dias em recuperação, acabou contraindo a covid-19 e precisou ficar afastado mais uma vez.
O recomeço que parecia definitivo aconteceu diante do São Paulo, no último sábado (17), no Morumbi. Ele entrou no segundo tempo e até teve uma boa chance em cobrança de falta. Quando se projetava que ele ganharia mais minutos, a partir do jogo contra o América de Cali, um novo problema muscular foi constatado e agora Jean Pyerre deve aguardar mais duas semanas para finalmente tentar regressar e recuperar a sequência.
Com as lesões musculares e o período de afastamento por conta da covid-19, Jean Pyerre deixou de atuar em 21 jogos na temporada passada e em outros 22 na atual. Pela previsão informada pelo Grêmio sua volta poderá acontecer no dia 8 de novembro, na abertura do returno do Brasileirão, contra o Fluminense. Até lá, o Tricolor disputará mais quatro partidas sem contar com o talento de seu camisa 21.
Desde a lesão grave lesão muscular de setembro do ano passado até o atual momento, o meia gremista perderá 47 jogos no total. Entre idas e vindas do departamento médico, Jean Pyerre terá ficado de fora por 235 dias. Neste período, ele fez apenas 14 jogos e marcou um gol.
GZH recupera alguns fatos desde abril de 2019, quando Jean Pyerre assumiu a titularidade no Grêmio.
7/4/2019 - Primeiro jogo como novo titular do meio-campo
Com Luan afastado, Jean Pyerre ganha chance contra o São Luiz e dá assistência para gol de Everton Cebolinha.
10/4/2019 - Gol e grande atuação na Libertadores
O Grêmio derrota o Rosario Central, por 3 a 0, e volta a ter chances de classificação na Libertadores. Jean Pyerre marca um gol e dá assistência para outro. Quando substituído é aplaudido de pé pela torcida.
15/9/2019 - Faz seu último jogo no ano e marca golaço em vitória contra o Goiás
O Grêmio comemora seus 116 anos de fundação com uma vitória sobre o Goiás, por 3 a 0, na Arena. Jean Pyerre faz o primeiro gol em belo chute de fora da área.
20/9/2019 - Treino, lesão e previsão de parada de 15 dias
Em um treinamento antes de enfrentar o Santos, o meia gremista sofre lesão na coxa direita e deixa o gramado do CT Luiz Carvalho de maca. Previsão de recuperação do departamento médico é de 15 dias.
7/10/2019 - Jogador reaparece correndo e dá sinais de retorno
Sem aparecer para trabalhos de campo desde a lesão, Jean Pyerre aparece no CT gremista e por mais de 50 minutos é visto dando voltas ao redor do gramado ao lado do fisioterapeuta Gustavo Cardoso.
17/10/2019 - Grêmio viaja para semifinal da Libertadores contra o Flamengo e Jean Pyerre é relacionado
O Grêmio embarca para o Rio de Janeiro onde enfrentará o Flamengo, seis dias depois, pelas semifinais da Libertadores, e o camisa 21 está entre os relacionados.
23/10/2019 - Jean Pyerre é vetado e Flamengo goleia o Grêmio
Sem conseguir se recuperar, Jean é vetado pelos médicos e não participa da semifinal da Libertadores, quando o Grêmio é goleado pelo Flamengo, por 5 a 0.
1/11/2019 - Departamento médico se pronuncia sobre recuperação
Fortemente criticado, o departamento médico gremista convoca entrevista coletiva para apresentar sua versão sobre a lesão de Jean Pyerre e fala sobre a demora para cicatrização do local onde ocorreu o rompimento muscular;
4/12/2019 - Grêmio define que jogador só volta a atuar em 2020
Faltando duas rodadas para terminar o Brasileirão, o Grêmio define que Jean Pyerre s[o voltará a jogar no ano seguinte, já que a recuperação não evoluiu como o esperado pelos médicos.
17/1/2020 - Jogador segue afastados dos treinamentos
Depois de ser liberado pelos médicos no final de 2019, o meia gremista volta das férias com atrofia muscular e passa por mais um período de recuperação. Departamento médico descarta gravidade maior: "Não existe lesão que o deixará incapacitado", declara médico Paulo Rabaldo.
20/1/2020 - Assessoria de imprensa do atleta divulga nota
A assessoria de imprensa de Jean Pyerre se manifesta, através de nota, e tece críticas ao departamento médico do Grêmio: " A lesão na coxa direita inicialmente havia sido divulgada como de grau 2, porém, após novas avaliações e exames, constatou-se que era de grau 3. Medidas médicas já haviam sido tomadas visando a recuperação em um cenário menos grave, porém precisaram ser revistas".
21/1/2020 - Críticas do técnico Renato Portaluppi
Um dia depois de nota divulgada pela assessoria do jogador, Renato Portaluppi concede entrevista coletiva e faz algumas críticas ao comportamento de Jean Pyerre durante a recuperação: "Ele sabe que tem culpa no cartório", diz o técnico.
24/1/2020 - Proposta francesa
Mesmo sem jogar há quatro meses, o meia gremista é alvo da cobiça dos franceses do Monaco, mas empresário nega possível transferência.
27/1/2020 - Volta aos treinamentos
Após as polêmicas do início de temporada, Jean Pyerre volta a realizar trabalhos físicos no CT Luiz Carvalho. Retorno ainda não tem data programada.
19/2/2020 - Primeiro trabalho com bola depois da lesão
Finalmente recuperado da lesão na coxa direita, o meia participa normalmente de um treinamento com bola, mas ainda não é liberado para voltar a jogar.
5/3/2020 - Jogo-treino e retorno próximo
Jean Pyerre participa de jogo-treino contra o time de transição e sua volta aos gramados se aproxima.
7/3/2020 - Jogador volta a ser relacionado para jogo no Gauchão
O Grêmio se prepara para enfrentar o Pelotas, pelo Gauchão, e Jean Pyerre volta a ser relacionado para um jogo quase seis meses depois de sua última atuação.
8/3/2020 - Primeiro jogo depois de 174 dias
O Grêmio vence o Pelotas, por 1 a 0, na Boca do Lobo, e Jean Pyerre atua por 30 minutos. O bom desempenho é comemorado por ele e pelo técnico Renato Portaluppi.
16/3/2020 - pandemia paralisa o futebol
O futebol brasileiro foi paralisado por causa da pandemia de coronavírus. Jogadores foram dispensados para período de férias, e treinamentos foram proibidos pelas autoridades de saúde.
Maio de 2020 - Volta aos treinamentos
Após a paralisação, onde participou de ações sociais, Jean Pyerre e os demais jogadores voltam às atividade, mas apenas para treinamentos físicos. Jogador relata finalmente não sentir mais dores.
22/7/2020 - Titular e gol em Gre-Nal
Depois de exatos 10 meses e oito dias sem começar uma partida como titular, Jean Pyerre é escalado para o Gre-Nal de retomada do Gauchão em Caxias do Sul. O Grêmio vence por 1 a 0, gol dele em cobrança de falta.
30/8/2020 - Decisão do Gauchão e pai internado com covid-19
Poucas horas antes de decidir o Gauchão conta o Caxias, o meia divulga em suas redes sociais, um vídeo do pai, Eduardo, que está internado em recuperação da covid-19. Doença fez o jogador ficar afastado da equipe para acompanhar a família.
3 /9/2020 - Derrota para o Sport em último jogo de Thiago Neves
O Grêmio perde para o Sport, por 2 a 1, na Arena, e Jean Pyerre começa no banco de reservas para que Renato dê chance a Thiago Neves, que seria dispensado dois dias depois pela direção. O camisa 21 entra aos 36 do primeiro tempo no lugar de Lucas Silva.
19/9/2020 - Proposta do Palmeiras
O Palmeiras consulta a direção do Grêmio e faz proposta para contratar Jean Pyerre. Presidente Romildo Bolzan Junior recusa a oferta palmeirense.
3 /10/2020 - teste positivo para covid-19
Recuperado de novo problema muscular, Jean Pyerre é afastado do Gre-Nal do Brasileirão, após testar positivo para o novo coronavírus.
17 /10/2020 - retorno contra o São Paulo
Após lesão muscular e isolamento para tratar da covid-19, meia volta a atuar depois de 40 dias, no empate contra o São Paulo, no Morumbi. Ele joga por 20 minutos e quase marca um gol de falta.
22/10/2020 - desconforto e nova parada
Jogador sente desconforto muscular e departamento médico prevê afastamento de duas semanas. Se o retorno ocorrer conforme o previsto, ele ficará á disposição para jogo de 8 de novembro, contra o Fluminense, 21 dias depois da última atuação.