Ainda não foi desta vez que o Grêmio conquistou a segunda vitória consecutiva no Brasileirão. Em um jogo pegado, com muita reclamação sobre a atuação do árbitro, o Tricolor ficou no empate por 0 a 0 com o São Paulo, neste sábado (17), no Morumbi. O resultado mantém a equipe no meio da tabela de classificação.
Com a ausência de Diego Souza, suspenso, o técnico Renato Portaluppi tentou surpreender ao escalar Luiz Fernando como centroavante. A formação deixou o time gremista com um ataque muito ágil que, logo a seis minutos, deu as caras com Pepê. Lançado em velocidade, o atacante trombou com Reinaldo na entrada da área e caiu pedindo pênalti, não marcado pelo juiz Rafael Traci.
Os comandados de Fernando Diniz, por sua vez, apostavam na troca rápida de passes para ditar o ritmo da partida. Por volta dos 15 minutos, a equipe paulista chegou a ter 86% de posse de bola. Contudo, só conseguia finalizar de longa distância, sem riscos para Vanderlei.
Depois de 15 minutos acuado, o Grêmio enfim conseguiu se soltar. Em cruzamento feito por Cortez, a defesa são-paulina cortou parcialmente, Maicon pegou o rebote, mas a bola desviou no meio do caminho. O lance animou o time gaúcho, que equilibrou as ações e chegou mais duas vezes em sequência. Na primeira, em chute de Pepê da meia-lua. Depois, em cabeçada de Geromel para fora, após cobrança de escanteio.
Aos 28, nova reclamação gremista junto à arbitragem. Em falta cobrada em direção à área, Kannemann foi ao chão e pediu a penalidade. Com a bola rolando, a última chance antes do intervalo veio com Maicon, em chute que passou sobre o travessão de Tiago Volpi.
Na largada do segundo tempo, o São Paulo quis mostrar reação e Igor Gomes arriscou de longe, fazendo Vanderlei espalmar a batida para o lado.
Arbitragem no Morumbi consagrou Renato Portaluppi
Leia a coluna
O Grêmio não se assustou e, em seguida, desperdiçou a chance de abrir o placar após falta cobrada na área, em que Kannemann não conseguiu colocar força para empurrar a bola para as redes. Porém, no mesmo lance, Geromel voltou a pedir pênalti, alegando ter sido empurrado pelo lateral Reinaldo. O VAR sequer foi acionado e o zagueiro gremista ainda recebeu o cartão amarelo por reclamação.
A irritação com a arbitragem ainda ganhou um ingrediente a mais quando Luiz Fernando foi caçado por Daniel Alves. Com dores, o atacante acabou deixando o gramado, assim como Alisson que também sentia a pancada no tornozelo. Assim, Thaciano e Ferreira foram acionados do banco de reservas. Em seguida, foi a vez de Lucas Silva e Jean Pyerre serem mandados a campo por Renato.
O motivo por trás da atuação ruim da arbitragem no empate entre São Paulo e Grêmio
Leia a coluna
As trocas não arrefeceram o ímpeto tricolor e foi dos pés do meia Jean Pyerre, em cobrança de falta, que a bola quase acertou o ângulo do goleiro paulista.
A partida continuou nervosa, gerando reclamações a cada falta marcada. O placar, no entanto, permaneceu intacto até o apito final.
FICHA TÉCNICA
Brasileirão — 17ª rodada — 17/10/2020
SÃO PAULO (0)
Tiago Volpi; Daniel Alves, Diego Costa, Bruno Alves e Reinaldo; Luan Silva, Tchê Tchê, Gabriel Sara (Toró, aos 33'/2ºT) , Luciano (Tréllez, aos 42'/2ºT) e Igor Gomes (Vitor Bueno, aos 19'/2ºT); Brenner (Paulinho Bóia, aos 33'/2ºT). Técnico: Fernando Diniz
GRÊMIO (0)
Vanderlei; Orejuela, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon (Lucas Silva, aos 26'/2ºT), Matheus Henrique, Alisson (Thaciano, aos 13'/2ºT), Isaque (Jean Pyerre, aos 26'/2ºT) e Pepê; Luiz Fernando (Ferreira, aos 21'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
Cartões amarelos: Geromel, Kannemann (G), Igor Gomes, Daniel Alves, Luan Silva, Vitor Bueno (S)
Arbitragem: Rafael Traci, auxiliado por Henrique Neu Ribeiro e Helton Nunes (trio catarinense). VAR: Elmo Resende Cunha (GO).
Local: Morumbi, em São Paulo.
PRÓXIMO JOGO
Libertadores — 6ª rodada da fase de grupos
22/10/2020 (quinta-feira), às 21h30min
Grêmio x América de Cali