A situação clínica do meia Jean Pyerre segue sendo motivo de preocupação para a torcida gremista. O atleta sofreu uma lesão muscular na coxa direita em setembro do ano passado e segue sem data para retornar aos gramados. Na noite desta segunda-feira (20), a assessoria de imprensa do jogador se manifestou sobre o processo de recuperação vivido pelo jogador.
O texto ressalta que a contusão sofrida pelo meia se mostrou mais grave do que o inicialmente diagnosticado. Com isso, o tratamento foi revisto pelo Departamento Médico do Grêmio.
Ainda de acordo com o nota, o jogador chegou a ser liberado para voltar aos trabalhos físicos de transição no dia 29 de novembro de 2019, mas voltou a sentir incômodo na região. O atleta segue em tratamento e sem data definida para o retorno.
Também nesta segunda, o Grêmio tratou sobre o tema por meio de nota. Segundo a publicação, o atleta vem realizando trabalhos específicos com os setores de fisioterapia e preparação física.
Na semana passada, o médico Paulo Rabaldo explicou a situação de Jean Pyerre e destacou que o jogador apresentou uma atrofia muscular na volta das férias, mas não sentia mais dores e estava próximo de ser liberado para os trabalhos no campo.
— Ele apresentou um grau de assimetria muscular. Quando se fica engessado ou parado por um tempo, a musculatura diminui. A gente está tentando um equilíbrio desta atrofia que ele teve. Por isso, achamos por bem não liberá-lo para a pré-temporada, porque tem uma exigência muito grande de carga — concluiu.
Confira a nota na íntegra:
"Sobre a recuperação do atleta Jean Pyerre, viemos a público para dirimir algumas informações referentes a esse processo. A lesão na coxa direita ocorrida no dia 20 de setembro de 2019, véspera da partida contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro, inicialmente havia sido divulgada como de grau 2, porém, após novas avaliações e exames, constatou-se que era de grau 3. Medidas médicas já haviam sido tomadas visando a recuperação em um cenário menos grave, porém precisaram ser revistas.
Com as avaliações médicas diárias feitas pelo Departamento Médico do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense, o atleta seguiu o tratamento passado pelo clube de maneira rigorosa. 27 dias após se lesionar, Jean Pyerre viajou com a delegação para os jogos contra Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro, e Flamengo, pela Copa Libertadores, na esperança de que ele pudesse ser utilizado no confronto contra os cariocas. Nos mês de novembro, chegou a realizar sessão de fisioterapia e recuperação em três turnos. Mesmo lesionado, o profissional ia à concentração, em Porto Alegre, com o restante da delegação, para manter o contato próximo com fisioterapeutas e fisiologistas visando dar maior celeridade ao processo.
No dia 29 de novembro, o atleta recebeu liberação do Departamento Médico para realizar sua transição, inclusive realizou corridas no gramado do Centro de Treinamento Presidente Luiz Carvalho. Com incômodos na região, logo foi vetado e voltou a ser resguardado aos cuidados médicos.
Após o término oficial do calendário de jogos da temporada passada, Jean Pyerre seguiu em tratamento no CT gremista por mais uma semana, já no período de férias. Ainda no recesso geral, realizou trabalhos de equilíbrio muscular e procedimentos específicos para a recuperação de uma fibrose desenvolvida na coxa direita.
Com praticamente quatro meses de tratamento, o atleta segue sob responsabilidade do Grêmio e realizando, em dois turnos, procedimentos que visam o equilíbrio muscular e a eliminação dessa fibrose contraída em função da inatividade. Após a solução desses dois pontos, ele estará entregue à comissão técnica para reintegrar o grupo.
Não há um tempo determinado para o retorno do atleta, uma vez que o processo de recuperação passou por alterações durante os últimos 120 dias."