Alvo de críticas em 2019, principalmente pelas más atuações na Libertadores, Luan ficará afastado por um período indeterminado no Grêmio. O anúncio da decisão foi feito por Renato Portaluppi, que revelou que o camisa 7 precisa melhorar a parte física antes de voltar a jogar.
— Eu, junto com a comissão, tenho uma parcela de culpa. O Luan ficou muito tempo parado, ele é muito fominha e encheu o saco para voltar. Falei com ele hoje, tive uma boa conversa com ele, a gente quer o Luan de volta. O Luan da Seleção Brasileira e o Rei da América. Ele precisa recuperar totalmente toda a forma física, por isso vai fazer uns trabalhos especiais. Não adianta você me perguntar quanto tempo o Luan vai ficar fora, quando eu achar que ele está com a parte física boa e jogando o que pode jogar, ele vai voltar. Isso pode demorar um, dois ou três jogos — disse o treinador em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (5), um dia depois da derrota para a Universidad Católica.
Renato deixou claro que a medida é uma forma de preservar e recuperar o atleta. Também garantiu que o retorno do jogador dependerá da sua evolução nas atividades.
— É uma preservação no bom sentido. Falei para ele hoje, ninguém desaprende a jogar. Nós nos envolvemos de uma maneira com o Luan, porque ele passou por cima da gente pela vontade de jogar, mas ele ainda não está bem na parte física. O que está faltando para o Luan no campo é força, então ele vai fazer esses tipos de trabalhos. No ano passado, ele ficou quase três meses sem jogar no final da temporada. Do jeito que ele está, ainda tem grandes chances de ter uma lesão muscular. Ele gosta de jogar, e de repente a musculatura dele nem está pronta para aguentar. Ele sabe do carinho que tenho por ele, sabe que estou fazendo isso pelo bem dele. Quando ele voltar, vocês e nossos torcedores vão ver ele diferente. Ninguém desaprendeu a jogar. Vamos cuidar do nosso Luan — afirmou o treinador.